top of page

Último passeio de papamóvel exigiu esforço fenomenal de Francisco: 'Acha que consigo?'

A breve volta no papamóvel, na manhã de domingo (20), foi um dos momentos mais marcantes do dia em que os fiéis puderam ver o papa Francisco pela última vez em vida. Horas depois, o líder da Igreja Católica morreria aos 88 anos.

Papa Francisco acena à multidão na Praça São Pedro, à frente de seu enfermeiro, Massimiliano Strappetti, no domingo de Páscoa. Foto: Tiziana Fabi
Papa Francisco acena à multidão na Praça São Pedro, à frente de seu enfermeiro, Massimiliano Strappetti, no domingo de Páscoa. Foto: Tiziana Fabi

O passeio aconteceu logo após a tradicional bênção “urbi et orbi”, na Praça São Pedro, e terminou com o pontífice sendo aplaudido por milhares de pessoas que celebravam a Páscoa.

“Obrigado por me trazer de volta à praça”, disse o papa ao enfermeiro Massimiliano Strappetti, que vinha acompanhando de perto o estado de saúde do pontífice.


Segundo o Vatican News, o enfermeiro foi o responsável por incentivá-lo a subir novamente no papamóvel, algo que Francisco não fazia desde sua internação de cinco semanas, ocorrida no mês anterior.

Antes do passeio, o papa consultou Strappetti sobre a possibilidade de participar da celebração com os fiéis. “Acha que consigo?”, perguntou. Após ser tranquilizado pelo enfermeiro, percorreu a praça por cerca de 15 minutos, acenando à multidão.



Após o momento com os fiéis, Francisco retornou à residência de Santa Marta, onde descansou durante a tarde e jantou normalmente. No entanto, por volta das 5h30 da manhã de segunda-feira (21), no horário de Roma (0h30 no Brasil), começaram os primeiros sinais de mal-estar.


Mais tarde, o papa teria feito “um gesto de despedida com a mão para Strappetti” antes de entrar em coma. De acordo com o Vatican News, Francisco morreu às 7h35, vítima de um AVC e insuficiência cardíaca.


“Não sofreu, tudo aconteceu rapidamente, dizem aqueles que estiveram ao seu lado nos últimos momentos”, relatou o portal oficial do Vaticano. “Uma morte discreta, quase repentina, sem longas esperas nem grande clamor.”


Nos siga no BlueSky AQUI.

Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.


Comments


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page