Água racionada: Águas do Rio pede para moradores da Baixada diminuir consumo por falta de chuvas
Águas do Rio, a concessionária que gerencia a distribuição de água na região, alertou que a estiagem prevista para junho a agosto pode impactar o abastecimento em Belford Roxo, Duque de Caxias, Japeri, Magé, Nova Iguaçu e Queimados
Moradores de cidades da Baixada Fluminense precisam economizar água pelas próximas semanas. A Águas do Rio, concessionária responsável pela distribuição de água tratada na região, fez um alerta que indica que os sistemas de abastecimento de Belford Roxo, Duque de Caxias, Japeri, Magé, Nova Iguaçu e Queimados devem ser afetados pela estiagem esperada de junho a agosto.
O Centro de Operações Integradas da concessionária já identificou uma redução de 40% na disponibilidade hídrica dos mananciais que abastecem essas cidades.
Magé, por exemplo, deve sentir os efeitos diretamente nas unidades de tratamento que captam água dos rios Pico, Riachão da Lagoinha, Cachoeira Grande e Paraíso. Nas demais cidades, o abastecimento deve ficar comprometido pelas represas do Sistema Acari, geridas pela Cedae.
De acordo com a Águas do Rio, é fundamental que o regime de chuvas nas bacias desses mananciais se estabilize para que a situação volte ao estágio de normalidade. Enquanto isso não acontecer, a empresa já começou a orientar os moradores a reservarem água em cisternas e caixas d’água para atividades prioritárias.
Regiões como Belford Roxo, Duque de Caxias, Japeri, Magé, Nova Iguaçu e Queimados já devem sentir os efeitos dessa redução na produção de água nos próximos dias, se o período sem chuva persistir.
Além desse alerta da Águas do Rio, o relatório mais recente sobre o Monitoramento de Secas e Impactos no Brasil, elaborado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, o Cemadem, indica pontos de atenção em cidades do estado do Rio.
Itaboraí, Silva Jardim, Casimiro de Abreu, Nova Friburgo, Bom Jardim e Cardoso Moreira, já estão em situação de seca severa por causa da falta de chuva.
E no Grande Rio, algumas cidades também aparecem no relatório do Cemadem na situação de seca moderada: Cidade do Rio, Nilópolis, Queimados, Niterói e São Gonçalo.
Além da Águas do Rio, outras empresas fazem a distribuição de água tratada em cidades do estado.
Em nota, o Grupo Águas do Brasil, responsável pela Rio + Saneamento, Águas de Niterói, Águas do Imperador e outras, informou que, até o momento, o volume de vazão dos mananciais das cidades que o Grupo atende estão dentro do padrão de normalidade, não havendo qualquer risco de desabastecimento.
Nos siga no BlueSky AQUI.
Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.
Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.