top of page

Água, fogo e fumaça marcam desfiles do 1º dia do grupo especial

Foto do escritor: Jornal DakiJornal Daki

Quatro escolas se apresentaram na Sapucaí na noite desse domingo

Foto: Alex Ferro - Riotur
Foto: Alex Ferro - Riotur

O primeiro dia dos desfiles do Grupo Especial no Sambódromo da Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, contou com apresentações das escolas de samba que utilizaram detalhes em neon, água, fogo e fumaça em seus carros alegóricos. O foco das apresentações foram as religiões de matriz africanas e afro-indígenas.


A Unidos de Padre Miguel abriu os desfiles, retornando ao Grupo Especial após mais de 50 anos, com um enredo em homenagem a Iyá Nassô, uma das fundadoras do Candomblé da Barroquinha, na Bahia. O desfile destacou a presença dos filhos do Terreiro Casa Branca do Engenho Velho, o mais antigo templo de religião de matriz africana do país.


A Imperatriz Leopoldinense foi a segunda escola a desfilar, com um enredo sobre a cerimônia das águas de Oxalá, baseada em uma viagem mitológica do orixá Oxalá ao reino do amigo Xangô, enfrentando ações vingativas de Exu. A escola destacou a importância dos Itãs, relatos da cultura iorubá que transmitem conhecimentos e valores.



A atual campeã, Unidos do Viradouro, desfilou com o enredo "Malunguinho: o Mensageiro de Três Mundos", homenageando o líder quilombola João Batista, conhecido como Malunguinho. O desfile contou com adereços em neon, água, fogo e fumaça, e homenageou a nação Jurema, destacando a resistência quilombola e negra.


A Estação Primeira de Mangueira encerrou os desfiles com o enredo "À Flor da Terra - No Rio da Negritude Entre Dores e Paixões", exaltando a cultura bantu e a história de dor e transformação dos povos africanos trazidos como escravos ao Brasil. O desfile destacou a importância da construção de uma sociedade com justiça social e trouxe uma ala infantil chamada "É Preciso um Quilombo para Criar um Moleque".


Todas as escolas cumpriram o tempo determinado para os desfiles, que é de, no máximo, 80 minutos. Este ano, houve uma mudança no formato, com quatro desfiles por noite durante três dias. As escolas serão avaliadas em nove quesitos e o resultado será divulgado na quarta-feira (5).


Os desfiles seguem na noite de hoje, com Unidos da Tijuca, Beija-Flor de Nilópolis, Acadêmicos do Salgueiro e Unidos de Vila Isabel. Nesta terça se apresentam Mocidade Independente de Padre Miguel, Paraíso do Tuiuti, Acadêmicos do Grande Rio e Portela.


Com informações de Agência Brasil.


Nos siga no BlueSky AQUI.

Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page