top of page
Foto do escritorJornal Daki

Zuck não quer que o pau de chico dê em francisco

Por Helcio Albano

Toma tino, Zuck! / Foto: Reprodução

O bilionário Mark Zuckerberg, dono da Meta, arrancou de si a fantasia de responsabilidade social de suas plataformas pra chutar o balde e agarrar de vez e com força a extrema direita. Com o detalhe da foto dele flagrado dependurado no escroto do Trump. Sim, com dupla conotação. É pra ser assim mesmo.


Não se enganem. O "liberou geral" anunciado essa semana não tem a nada a ver com liberdade de expressão. Mas sim com um alinhamento oportunista ao presidente estadunidense que logo voltará a infernizar nossas vidas. Tal qual seu colega Musk, aliado de primeira hora de Trump, e por isso agraciado com um "ministério" que vai colocá-lo em breve em outro patamar, o de primeiro trilionário da história.


LEIA MAIS

O dono do X ganhou carta branca pra redesenhar o ambiente de atuação das big techs - regulação, status fiscal etc. - além-fronteiras. E o Zucka, com essa capitulação covarde à extrema direita, busca ao menos uma autoindulgência colocando-se à disposição do fim do mundo. Até porque pra ele tanto fez, tanto faz. O seu bunker de 2 mil m² no Havaí já está quase pronto.



Talvez seja esse mesmo o propósito dessa turma: criar o Terceiro Reich a partir dos bunkers que constroem ao redor do mundo pra se safarem das catástrofes climáticas que se intensificarão ainda mais após uma guerra total e nuclear. O resto é tudo jogo de cena, ganância e muita hipocrisia.


Mas o Zucka ainda pode se redimir com o famoso "pau que dá em chico dá em francisco". Basta dar paridade de armas algorítmica pros "extremismos". Mas isso não vai acontecer.


Planejar exterminar "preto", pobre, "viado" e imigrante nas redes pode; bilionário, não pode.

Nos siga no BlueSky AQUI.

Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

Helcio Albano é jornalista e editor-chefe do Jornal Daki.

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page