top of page
Foto do escritorJornal Daki

'Virtú' e 'fortuna' dão vitória a Nelson Ruas em São Gonçalo

Por Helcio Albano

Nelson comemora vitória com apoiadores/Foto: Divulgação
Nelson comemora vitória com apoiadores/Foto: Divulgação

Em 2020 os gonçalenses foram às urnas tirar José Luiz Nanci da cadeira branca. Foi uma eleição pra oposição vencer. Dessa vez, a coisa mudou de figura. Foi uma disputa pra situação vencer. Liquidada de modo impressionante já em primeiro turno. Só uma hecatombe tiraria a vitória de capitão Nelson (PL).


Algumas razões nos levam a esse desfecho. De plano B de Altineu Côrtes no pleito passado a um dos prefeitos mais bem avaliados do Brasil, Nelson conseguiu o que todo governante almeja pra ter sucesso entre os governados: a combinação de "virtú" e "fortuna", eternizada por Maquiavel em O Príncipe.


O PM reformado teve virtude e sorte em abundância ao longo desses 4 anos. Fato.


Virtude entra na conta do seu gupo político, organizado, experiente em gestão e aliado do governo do estado. E, sorte, porque pegou uma prefeitura saneada pelo seu antecessor, além de ter recebido R$ 1 bilhão da venda da Cedae, livres pra serem gastos onde e quando quisesse. O sonho de qualquer prefeito.


Fora do "SPC" do Fisco, o município voltou a ficar apto a receber recursos do governo federal pra projetos elaborados pela própria prefeitura. Estima-se que outro $ bilhão tenha entrado por essa porta pra injeção, principalmente, em obras de pavimentação, fazendo a alegria dos vereadores governistas, que faturaram alto em suas bases eleitorais. 2/3 foram reeleitos.


Com uma base de apoio poucas vezes vistas na Câmara, o prefeito aprovou o que quis, esmagando qualquer possibilidade de oposição. Que, aliás, terá que lamber as feridas e se reinventar na cidade se quiser ganhar alguma eleição daqui pra frente.

Nos siga no BlueSky AQUI.

Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

Helcio Albano é jornalista e editor-chefe do Jornal Daki.

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page