top of page
Foto do escritorJornal Daki

Violência política pré-eleições salta 130% em quatro anos

Pesquisa mostra chance de nova escalada em breve

Lula Marques/ Agência Brasil
Lula Marques/ Agência Brasil


Na esteira do acirramento das disputas políticas dos últimos tempos, o Brasil foi palco de pelo menos 299 casos de violência política entre 1º de novembro de 2022 e 15 de agosto deste ano. Foram 145 apenas em 2024, com destaque para 14 casos de assassinatos, o ponto alto desse tipo de ocorrência.


Os dados são de um estudo desenvolvido pelas organizações Terra de Direitos e Justiça Global, que identificaram ainda um salto de 130% nos episódios de violência política no período pré-eleitoral deste ano, cuja largada se deu oficialmente em 16 de agosto, no comparativo com o pleito de 2020.


A pesquisa contabilizou casos de violência manifestados em forma de agressões físicas, ameaças, atentados, invasões, ofensas, criminalização e assassinatos. Observados em retrospectiva, os dados apontam não só para uma crescente dos casos, mas também para uma frequência cada vez maior dessa modalidade de violência no país: no pleito de 2018, uma pessoa foi vítima de violência política a cada oito dias; em 2020, o estudo mostra um caso a cada sete dias; agora, em 2024, a regularidade tem sido de uma vítima de violência política a cada um dia e meio.

Continue lendo em Brasil de Fato.


Nos siga no BlueSky AQUI.

Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page