top of page
Foto do escritorJornal Daki

Venezuela: Eduardo Bolsonaro usa 'deep fake' contra Amorim para atacar governo Lula



“Totalmente manipulado”

Nesta sexta-feira, o assessor especial da Presidência do Brasil, Celso Amorim, declarou que o vídeo no qual aparece abraçando Nicolás Maduro, publicado pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro, “é totalmente manipulado”. Em entrevista ao jornal O Globo, ele disse que está tomando providências para remover a gravação falsa das redes sociais.



“Esse vídeo é totalmente manipulado e falso. Nunca houve esse abraço de amores e afetos entre mim e o presidente Maduro. Inclusive há um corte no vídeo. Provavelmente houve uso de Inteligência Artificial. Estou estudando com meus assessores quais medidas são cabíveis”, afirmou.


Amorim também esclareceu que o vídeo não tem qualquer relação com sua recente viagem à Venezuela para acompanhar as eleições presidenciais. “Estive com Maduro e nos cumprimentamos como se cumprimenta um chefe de Estado. Não tive qualquer encontro assim, nem agora e nem antes”, enfatizou o assessor de Lula.



A montagem compartilhada por Eduardo Bolsonaro mostra um longo abraço entre Amorim e o presidente Nicolás Maduro, com imagens de corações na tela e uma música romântica ao fundo. A plataforma X, antigo Twitter, onde o vídeo foi publicado, alertou que leitores adicionaram o contexto de que o vídeo foi gerado por inteligência artificial.


Na edição, possível notar detalhes falhos, como a bandeira do Brasil, ao fundo, aparecer descaracterizada, sem a faixa branca com a escrita “Ordem e Progresso”, além das estrelas serem substituídas por pontos em disposições claramente irregulares.


O vídeo também foi publicado com uma qualidade inferior afim de mascarar outras falhas na montagem. Ainda assim é possível notar a mão de Maduro atravessando o braço de Amorim ao abraçá-lo. Veja:



De DCM.

Nos siga no BlueSky AQUI.

Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.


Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page