top of page

Vacina do Butantan contra chikungunya é aprovada pela Anvisa

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou o uso da vacina contra a chikungunya do Instituto Butantan no Brasil. Produzido em parceria com a farmacêutica franco-austríaca Valneva, o imunizante poderá ser aplicado na população acima de 18 anos.

Prédio do Instituto Butantan, em São Paulo. Foto: Divulgação
Prédio do Instituto Butantan, em São Paulo. Foto: Divulgação

Segundo a coluna de Mônica Bergamo na Folha de S.Paulo, o instituto afirmou à Anvisa que a vacina se mostrou segura e imunogênica em dois estudos clínicos realizados no Brasil e nos Estados Unidos. Este é o primeiro imunizante autorizado contra a doença, e o pedido de aprovação foi enviado em 2023.


O instituto afirmou que a pesquisa feita em território nacional mostrou que o imunizante produziu anticorpos neutralizantes em 98,8% dos pacientes que participaram dos estudos em território nacional.



O medicamento já foi aprovado pelas agências reguladoras de medicamentos dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês) e da União Europeia (EMA, na sigla em inglês). O Butantan fez um segundo pedido à Anvisa para aprovar uma versão da vacina que poderá ser formulada e rotulada no Brasil, o que geraria uma redução de custos e permitiria sua incorporação ao SUS (Sistema Único de Saúde).


Nos siga no BlueSky AQUI.

Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page