Uso de máscaras não é mais obrigatório no estado
Governo do estado deixou decisão a critério dos municípios
O Governo do Estado do Rio publicou decreto nesta sexta (04) estabelecendo novas medidas de prevenção e enfrentamento da propagação da Covid-19.
O novo texto faculta aos municípios a flexibilização do uso de máscara em lugares fechados, diante do cenário heterogêneo atual da pandemia no estado.
O governo justifica o decreto em função da alta cobertura vacinal e de haver municípios com baixo risco para a doença e outros ainda saindo da quarta onda da Covid-19 provocada pela variante Ômicron. Agora caberá exclusivamente aos gestores municipais a decisão de liberar ou não o uso do equipamento de proteção individual.
Os municípios de Niterói, São Gonçalo, Maricá, São João de Meriti, Belford Roxo, Seropédica, Japeri e Itaguaí disseram que vão avaliar com as equipes técnicas a liberação do uso da máscara e divulgarão a decisão na próxima semana.
De acordo com esses municípios, enquanto isso, o uso de máscara continua obrigatório.
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou que seguirá com o monitoramento dos indicadores e a atualização semanal dos Mapas de Risco por região e por município para subsidiar as decisões do Poder Executivo municipal.
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.