'Uma Noite na Taverna' recebe homenagem da Câmara nesta quinta (14)
Sessão solene celebra maior evento de poesia da história da cidade que provou que literatura também é pop
Por Cláudio Figueiras
O Uma Noite na Taverna, evento de poesia mais longevo de São Gonçalo, será homenageado em sessão solene na Câmara de Vereadores nesta nesta quinta-feira (14), às 16 horas.
A sessão, organizada pelo mandato do vereador Romario Regis (PDT), promete ser uma reedição adaptada na Casa de Leis do sarau multiartístico que marcou a cidade e formou gerações de novos artistas poetas e produtores culturais, inclusive o parlamentar, assíduo frequentador do evento mensal criado em 2004 no Sesc, que finalizou suas atividades com uma edição especial em 2019.
Está incluída na homenagem uma grande celebração aos personagens que construíram a história da Taverna, entre eles os escritores e poetas Rodrigo 'Bardo' Santos e Romulo Narducci, fundadores do evento, que receberão das mãos de Romario Regis a maior honraria do município, a Medalha Joaquim Lavoura.
"Em uma cidade conhecida pelo seu desprezo a seus artistas, sinto-me privilegiado por ver reconhecida a nossa luta, não apenas a jornada individual, mas a coletiva. Eu e Romulo sempre acreditamos que a produção de um cenário favorável beneficiaria a todos, e foi o que sempre buscamos com a Taverna. Essa homenagem vem em um momento muito encantado, que é a proximidade da celebração de duas décadas do maior evento de poesia que está cidade já teve, feito não apenas por mim e por Dom Narducci, mas por cada artista que avançou naquele espaço e difundiu o seu trabalho. Sou muito grato ao vereador Romário Régis por esse reconhecimento. Romário, que conheceu a Taverna quando ainda era estudante e acompanhou nossa luta" disse Rodrigo Santos, hoje autor celebrado nacionalmente.
Além de Santos e Narducci, outros personagens icônicos que passaram pela Taverna também serão homenageados, entre eles os poetas Augusto Dias, Fabiano Silmes, Rafaella Marinho, Henrique Pakkatto, Ricardo Jordan, AJ Tolissano, os músicos Dico e Márcio de Castro, e o maior dos maiores da interpretação poética, Rheinaldo Baso. Todos receberão moções de aplausos da casa legislativa.
"Quando começamos - Rodrigo e eu - fomos desacreditados por estar idealizando um evento multiartístico em São Gonçalo, onde a poesia sempre foi o foco principal. E já em pouco tempo de trajetória provou-se o contrário. O Uma Noite na Taverna mostrou a força da arte na cidade e abriu caminho para que outros eventos e artistas surgissem. Lotava na maioria das edições, nunca tendo menos de 50 pessoas na plateia. Levamos o nome da cidade para o país, onde somos reconhecidos por diversos eventos e saraus co-irmãos. Fico honrado com a homenagem. Dedico essa honraria também a cada pessoa, a cada artista que levantou a bandeira tavernista, e que fez parte dessa história. Como disse Bukowisk: 'Para que uma chama não se apague, basta conservar uma brasa acesa'", complementa Romulo Narducci, que recentemente lançou o livro No céu não há estrelas-do-mar.
O evento, mensal e gratuito, sob a luz de velas e doses de vinho tinto, recebia em média de 80 a 260 pessoas por edição para ouvir a magia da poesia falada, obras de poetas consagrados ou autorais, num silêncio e respeito admiráveis.
A Taverna também foi palco de músicos, artistas plásticos e atores. E em 2024, estará fazendo 20 anos de criação.
A sessão solene, que ocorrerá na Câmara de Vereadores, no bairro Zé Garoto, é aberta ao público sujeito a lotação máxima.
Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.
Entre no nosso canal do Telegram AQUI.
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.