Um esperançoso realista - por Pastor Alair Lima
Na verdade, o tema deste artigo poderia até ser assim, a Esperança que todos deveriam conhecer e experimentar. Só Conhecer pode ficar somente no âmbito do intelecto, mas a verdadeira esperança requer de cada um, a experiência, a vivência, conhecer de ouvir falar não é suficiente, é preciso viver e sentir.
Já estamos pertos de completarmos o primeiro mês do novo ano, 2023, e parece que nada mudou, não se mudou quase nada, ou melhor, na sua essência, continua praticamente a mesma coisa, os mesmos problemas, as mesmas lutas e etc.......
Com os últimos acontecimentos e são muitos (por uma questão de otimização do tempo, não vou aqui mencioná-los). É muito provável que alguns já manifestam seu espírito de desesperança.
Importante nos conscientizarmos de que a esperança não deve ser algo utópico, algo do sonhador, irreal. Há muito tempo atrás, o salmista já nos advertia sobre isso, salmo 42, ele vai fazer a seguinte interrogação: “por que estás abatida oh minha alma? Espere em Deus!
Que interrogação importante!
Para aqueles que estavam colocando sua esperança nas previsões otimistas, para aqueles que depositaram sua esperança nos fogos da passagem do dia 31, nas mudanças dos governantes, eu imagino como devem estar vivendo este momento, decepcionados, desapontados, pois a esperança não se solidifica através destas coisas, a esperança eficaz, verdadeira e que pode nos abençoar, está em Deus, em nenhuma destas já citadas.
A esperança que não está firmada em Deus, é frágil, tem tudo para ser decepcionante, tem tudo para ser frustrante. Falsas expectativas geralmente são frustrantes. Na Bíblia encontramos verdades extraordinárias sobre a esperança. Jó diante de um momento terrível na sua vida, em que ele perdeu tudo, bens, família, gado, dá a seguinte linda declaração; "Quanto a mim, sei que meu Redentor vive e que um dia, por fim, ele se levantará sobre a terra. (Jó 19:25). Jó estava certo de que em Deus ele podia esperar e confiar.
Separei as duas frases de autores desconhecidos:
1. “Que e eu tenha asas para sonhar, esperança para acreditar e fé para continuar”,
2. “O otimismo é um tolo, o pessimista um chato, bom mesmo é ser um esperançoso realista.
Que este texto lhe ajude a ter esta esperança para acreditar e fé para continuar diante dos seus desafios.
Que você não seja um tolo, pessimista, muito menos um chato, mas que seja um esperançoso realista.
Deus nos abençoe em nossas Lutas!
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.
Alair Lima é Pastor Presidente da Primeira Igreja Batista de Jardim Alcântara desde janeiro de 2011.