Um caminho até o Santo Rosário - por Mário Lima Jr.
Existem outros caminhos até o Santo Rosário, mas só posso escrever sobre aquele que trilhei. De maneira prática, ele começa com amor a Deus e às duas orações mais importantes do mundo: o Pai-nosso e a Ave-Maria. Rezando uma vez por dia cada oração e aumentando aos poucos, o amor e o hábito de rezar também crescerão.
Caso você tenha a necessidade urgente de receber uma graça, não precisa começar devagar. Sem adiar mais um dia, reze logo pelo menos um Pai-nosso e uma Ave-Maria. No dia seguinte, reze o Pai-nosso e duas Ave-Marias e assim por diante. Se tiver Terço em casa, use a bolinha grande para contar o Pai-nosso rezado e as bolinhas pequenas para contar as Ave-Marias. Se não tiver, vale usar os dedos ou a memória para contar.
Afirma São Luís Maria Grignion de Montfort que cada Pai-nosso e Ave-Maria rezados formam um manto vestido por Nossa Senhora. Por isso, rezar com fé e humildade é fundamental, não queremos deixá-la feia. Se estiver viajando ou no trabalho, até andando é possível rezar, diz São Luís Maria. Mas, no livro “O admirável segredo do Santíssimo Rosário” o santo lembra que os verdadeiramente arrependidos e humildes sempre se colocam de joelhos diante de Jesus, quando uma enfermidade ou outro motivo legítimo não os impede.
O próximo passo é incluir a meditação dos “mistérios” (eventos, momentos significativos) da vida de Jesus e de Maria enquanto reza. Começando o hábito de rezar hoje, domingo, você meditará os Mistérios Gloriosos, que iniciam com a ressurreição de Jesus (Marcos 16, 1-7). É a meditação que torna o Rosário uma oração rica, que muda constantemente. Uma meditação nunca é igual a outra.
Se você já consegue rezar um Pai-nosso e dez Ave-Marias com humildade enquanto medita um mistério, Deus te abençoou! Não deixe de rezar todos os dias. O Terço é um conjunto de cinco mistérios, então você só precisa aumentar a quantidade de mistérios meditados quando se sentir seguro.
Quando você rezar o Terço completo todos os dias, terá a disciplina necessária para rezar o Rosário conforme orientado por São João Paulo II, que é a união das quatro Coroas: Mistérios da Alegria, Luz, Dor e Glória de Jesus Cristo. Para isto basta se organizar seguindo outra dica valiosa de São Luís Maria: divida os Terços ao longo do dia. Rezar os quatro ao mesmo tempo pode ser cansativo. Eu procuro rezar de manhã, após o almoço e à noite. Nos momentos de dificuldade, lembre-se de que o importante é continuar rezando, como diz Frei Gilson na pregação O Poder do Rosário.
Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.
Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.
Mário Lima Jr. é escritor.