top of page

TV Globo 'fura bolha' e expõe o caos da Educação em São Gonçalo

Foto do escritor: Jornal DakiJornal Daki

Crise é grave e atinge quase todas as escolas do município


Por Cláudio Figueiras

Vó de aluna entrevistada pela TV Globo/Foto: Reprodução
Vó de aluna entrevistada pela TV Globo/Foto: Reprodução

Ontem (24) matérias no RJ1 da TV Globo e na Globo News expuseram o caos instalado na Educação em São Gonçalo e furaram a bolha informativa dominada pela prefeitura no ambiente web de sites e redes sociais da cidade.


Pela primeira vez professores e pais de alunos decidiram "botar a cara" e falar sem medo dos problemas que atingem o cotidiano das escolas, que vão da falta de professores, de kit escolar, merenda e climatização.


Segundo o sindicato da categoria de São Gonçalo (Sepe-SG), só 20 das 118 escolas do município são climatizadas, o que obriga muitas das vezes a direção liberar as crianças mais cedo pelo absoluto quadro de insalubridade das unidades de ensino em dias de calor mais intenso.



Os espaços sagrados de aprendizagem já são chamados de "saunas de aula" e a cozinhas se tornaram lugares impossíveis para o trabalho devido ao calor.



O assunto entrou nos "trend topics" do Instagram e Facebook, e agitou diversos grupos de WhatsApp de São Gonçalo, com maioria esmagadora apoiando a comunidade escolar com críticas ao prefeito Nelson Ruas (PL), que na semana passada publicou vídeo com graves acusações aos docentes, que decidiram pela paralisação parcial das atividades em "Estado de Greve".




Além dos problemas apontados acima, os profissionais de ensino exigem posse dos professores já concursados, pagamento do piso nacional e do 13º salário referente à jornada suplementar, conhecida como "dobra".


"A gente não aguenta mais tanto massacre com a educação em São Gonçalo. Já nos tiraram quase tudo, nossos direitos, nosso plano de cargos, agora querem nos tirar a vida também?", desabafa uma professora que pediu anonimato.

A prefeitura não retornou ao nosso pedido de manifestação e nem tocou no assunto no site oficial e nem em suas redes sociais.


O tema do Programa Daki de sábado (22) foi a crise na Educação de São Gonçalo. Assista:


Nos siga no BlueSky AQUI.

Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page