top of page
Foto do escritorJornal Daki

Trump é eleito presidente dos EUA: veja repercussão internacional


Foto: Reprodução

O candidato republicano Donald Trump, de 78 anos, venceu as eleições de terça-feira (5) ao garantir votos suficientes para um novo mandato como presidente dos Estados Unidos, aponta projeção da Associated Press (AP) desta quarta-feira (6). Trump já fez um discurso de vitória.

A vitória foi anunciada por volta das 7h30 desta quarta, após Trump garantir os 270 delegados necessários para ter sua vitória declarada pela AP. Diversos líderes mundiais e personalidades cumprimentaram Trump. Confira abaixo a repercussão da vitória:


Viktor Orbán, primeiro-ministro da Hungria


O primeiro-ministro húngaro, que apoiou abertamente a candidatura presidencial de Donald Trump, disse nesta quarta-feira em sua página no Facebook, ainda antes da divulgação da projeção da AP, que o republicano estava "no caminho para uma bela vitória".


Nayib Bukele, presidente de El Salvador


"Parabéns ao presidente eleito dos Estados Unidos da América, Donald Trump. Que Deus o abençoe e o guie."


Primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu


O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, parabenizou Trump e falou em "retorno histórico" à Casa Branca.

"Seu retorno histórico à Casa Branca oferece um novo começo para os Estados Unidos e um poderoso comprometimento com a grande aliança entre Israel e EUA," disse o premiê no X.


Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky


O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse que Trump teve "vitória impressionante".


"Agradeço o compromisso do presidente Trump com a abordagem de 'paz através da força' nos assuntos globais. Esse é exatamente o princípio que pode, na prática, aproximar uma paz justa na Ucrânia," disse Zelensky na rede social X.


Ex-presidente Jair Bolsonaro


"Hoje, testemunhamos o ressurgimento de um verdadeiro guerreiro. Contra tudo e contra todos, Donald Trump voltará à presidência dos EUA (...). Parabéns, meu amigo, por esta vitória épica."



*Com informações G1

Nos siga no BlueSky AQUI.

Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page