Soam-se as trombetas do apocalipse climático
Por Helcio Albano
Nossa geração está tendo o privilégio, a experiência única de vivenciar o apocalipse. Este, previsto pelos profetas há mais de 2 mil anos, revelado por João e incluído no grande livro hebraico-cristão, também conhecida como Bíblia.
Soam-se as trombetas. Os cavaleiros do fim do mundo estão por aí, explodindo crianças, lucrando em Wall Street com a indústria da guerra e da jogatina e pulverizando florestas pra colocar gado e soja transgênica no lugar.
Aqui, o Brasil arde e seca. E seco, não tem mais Brasil. Um dos países com maior diversidade biológica e reservas hídricas do planeta sucumbe a incêndios. E vamos pagar muito, mas muito caro por isso.
LEIA MAIS
Hoje (1/10) tem início o estágio tarifário mais alto do sistema da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A taxação no consumo vai saltar quase 80% e impactar toda a economia, que deve recuar no último trimestre do ano revertendo a tendência de crescimento.
Com produção menor e mais cara, entra a inflação pra acelerar a espiral do inferno. Que se pôs a rodar com a maior estiagem da história do país.
Se piora? Piora. O Estado (nesse caso a sociedade) não tem mais a Eletrobras e a Cedae pra aliviar nosso sofrimento.
Os gestores e fundos privados que controlam essas empresas lambem os beiços, porque sabem que a crise climática é a ponte que os levarão ao pote de ouro na outra margem do rio - seco. Ou expropriando a riqueza do povo, ou arrancando do governo federal subsídios em nome dos acionistas.
Isto é só capitalismo, não é mesmo?
Nos siga no BlueSky AQUI.
Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.
Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.
Helcio Albano é jornalista e editor-chefe do Jornal Daki.