Servidores da prefeitura de São Gonçalo atuam na campanha de Jordy em Niterói
Polícia investiga suspeita de pagamento irregular a cabos eleitorais
A Tribuna - Uma denúncia envolvendo uma suposta compra de votos em Niterói pode ajudar a Policia Federal e o Ministério Público Eleitoral a esclarecerem uma intrigante conexão envolvendo o candidato Carlos Jordy (PL), o prefeito de São Gonçalo, Capitão Nelson Ruas - o Capitão Nelson - e o presidente do PL, o deputado federal Altineu Cortes.
O fio da meada começa na última segunda-feira (21), por volta de meio-dia, na Rua Professor Emani Faria Alves, altura do número 150 em frente a agência da Caixa Econômica, em Piratininga, na Região Oceânica (RO) de Niterói, onde algumas pessoas foram filmadas entregando dinheiro em espécie a um grupo de cabos eleitorais com adesivos e bandeiras do candidato Carlos Jordy.
VIDEO
O vídeo, com a ação flagrada, circulou nas redes sociais. Nele, um homem pagava, com valores em espécie, a duas mulheres, que fariam o trabalho de panfletagem a carregamento de bandeiras para o candidato Jordy, em Niterói.
Policiais civis da 81ª Delegacia de Policia (DP) de Itaipu foram acionados para investigar um possível crime eleitoral, já que o pagamento dos cabos eleitorais deve ser feito por contrato assinado e com a origem dos recursos devidamente registrada na prestação de contas à Justiça.
DEPOIMENTOS
Na delegacia, começa a surpresa: um dos três homens conduzidos para prestar depoimento era Carlos Eduardo da Silva Souza, braço direito do Secretário de Governo de São Gonçalo, Fábio Vianna de Araújo. A partir dai, o enredo começa a ganhar novos personagens e ingredientes, cada vez mais explosivas. Carlos Eduardo é filho de Neiva Maria Souza, amiga do presidente estadual de PL, Altineu Côrtes.
Neiva, por sua vez, era assessora parlamentar do deputado estadual Douglas Ruas, filho do prefeito de São Gonçalo, e continuou no mesmo gabinete, após o parlamentar ceder a vaga para o suplente para assumir a Secretaria Estadual das Cidades.
Tanta coincidência envolvendo nomes da política gonçalense levantou a suspeita de que poderia ser articulada uma "invasão da tropa do Capitão Nelson", a poucos dias do segundo turno das eleições em Niterói.
O próprio Jordy tem desfilado pelas ruas da cidade com o prefeito de São Gonçalo e políticos do município vizinho.
Outras duas pessoas prestaram depoimento na delegacia: são os irmãos Guilherme e Gabriel Silva dos Reis. Eles confirmaram aos policiais que foram contratados por Carlos Eduardo para trabalhar em São Gonçalo e, agora, desempenhariam o mesmo papel em Niterói. No momento da abordagem, os envolvidos já tinham conhecimento de que a policia havia sido chamada. Os agentes não encontraram dinheiro, mas, na delegacia, Gabriel admitiu que a maior parte de seu pagamento na eleição de São Gonçalo foi em espécie.
Os relatos dão conta, também, de que, durante o primeiro turno, Carlos Eduardo coordenou outra campanha: a do Capitão Nelson, eleito no primeiro turno São Gonçalo. O coordenador seria funcionário da Secretaria de Saúde local, recebendo do árgão, via RPA. Todos acabaram liberados, mas o vídeo com dinheiro circulando chamou a atenção do Ministério Público, que pode chamar novas testemunhas e determinar novas diligências em breve.
Outro ponto que chama a atenção é o fato de Carlos Eduardo da Silva Souza ser filho de Neiva Maria Souza, que já foi funcionária da ex deputada federal Flordelis, de 2019 a 2021-atualmente presa no Complexo de Bangu.
Hoje ela e lotada no gabinete do Delegado Carlos Augusto (PL), e já foi nomeada, na mesma função pelo atual secretário das Cidades de Claudio Castro (PL), Douglas Ruas (PL).
Em suas redes sociais. Neiva costuma posar ao lado de figuras politicas do estado, como o próprio prefeito de São Gonçalo o presidente estadual do PL, o deputado federal Altineu Côrtes além do também deputado federal e candidato am Niterói, Carlos Jordy (PL).
A outra filha de Maria Neiva Carolina Souza, irmã de Carlos Eduardo, também é funcionária da Prefeitura de São Gonçalo e posa nas redes socials ao lado dos mesmos personagens da cidade vizinha.
Nos siga no BlueSky AQUI.
Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.
Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.