top of page

Seremos Povo Brasileiro e Nação Acolhedora

Por Helcio Albano

Lula subindo a rampa do Palácio do Planalto em 2002/Foto: Reprodução
Lula subindo a rampa do Palácio do Planalto em 2002/Foto: Reprodução

Daki a 1 mês, em 2 de janeiro do Ano da Graça de Nosso Senhor de 2023, muito provavelmente estarei de ressaca. Mas uma ressaca boa: a ressaca da Democracia após o homérico porre dos justos inebriados de esperança.


Neste dia, celebraremos o show histórico da Pablo Vittar na Esplanada. Dividiremos a tapioca com os povos indígenas e quilombolas de todo o país. Oraremos juntos pelo Brasil no maior culto ecumênico já visto no país e na América Latina, que se reafirmará cristã de Cristo. Pedoe-me a redundância.



Os homens fardados estarão felizes com o sentimento do dever cumprido, por terem contribuído com festa tão ordeira e cidadã. Uma verdadeira festa brasileira, multicolorida, diversa e plural, onde só cabe uma coisa: alegria. Essa alegria, expressão do nosso ser em tudo que a gente faz: no futebol, nas artes, no amor. Que nos tornou conhecidos mundo afora, mas que andava meio sumida de nossos rostos.


À tardinha, o sol se põe no Cerrado. O dourado alaranjado no horizonte se mistura com o azul turquesa que se fecha em noite estrelada e quente de norte a sul, leste a oeste do Brasil. Nossos poros se permitem dilatar em incontrolável sudorese desintoxicante. Correremos para o mar e os rios em comunhão, convidados pela mãe natureza a nos expurgar, e levar pra longe o ressentimento e o ódio que nos dividiu e todo o mal que nos foi feito.


Seremos Povo Brasileiro. Seremos Nação Acolhedora. Porque esse é o nosso Destino.


Confia.


Plus

Ontem (1), o deputado eleito, Dimas Gadelha (PT-RJ), deu uma entrevista ao Jornal PT Brasil e adiantou - com números bem específicos - que os hospitais federais estão em penúria. Informações estas que hoje (2) foram confirmadas pelo O Globo.


Bem, como Dimas soube disso? Porque ele faz parte do GT de Saúde do Governo de Transição instalado em Brasília para fazer um raio x da catástrofe que foi o governo Bolsonaro.


Dimas Gadelha/Foto: Reprodução
Dimas Gadelha/Foto: Reprodução

O cara, mesmo sendo novato no parlamento, não é um neófito na área. Sabe tudo de SUS e por isso foi escolhido para estar entre os feras da Saúde, responsáveis por dar subsídios de atuação ao novo governo Lula.


Dimas, que é médico sanitarista e responsável por fazer uma verdadeira revolução em São Gonçalo quando era secretário, será peça fundamental, tanto no Congresso, quanto no Ministério da Saúde, para reverter o desmonte criminoso do SUS realizado por Bolsonaro.


Siga @helcioalbano

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

Helcio Albano é jornalista e editor-chefe do Jornal Daki.


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page