Secretário de Saúde de SG, Gleison Rocha, pede exoneração do cargo
Subordinado do prefeito capitão Nelson Ruas (PL) esteve envolvido em vários escândalos de corrupção à frente da pasta
O secretário de Saúde de São Gonçalo, Gleison Rocha, não está mais no cargo. Seu pedido de exoneração foi aceito pelo prefeito capitão Nelson Ruas (PL) e publicado no Diário Oficial desta quinta, 1º de agosto.
Gleison Rocha, conhecido na cidade como Dr. Gleison, ocupava a pasta desde o final de 2021 quando assumiu o lugar de André Vargas, exonerado após denúncias de corrupção e de má gestão na epidemia da Covid 19. Os dois, inclusive, foram alvos de operação da Polícia Federal em março deste ano.
O agora ex-secretário foi o pivô de vários escândalos de corrupção, dentre eles, a suspeita de favorecimento de uma empresa de seu amigo com contratos de prestação de serviço na UPA do Pacheco, totalizando cerca de 11 milhões de reais, segundo denúncia de agosto de 2023. O assunto rendeu extensa cobertura do portal g1 e do RJTV, do Grupo Globo.
O amigo, Luiz Cesar Faria Alonso Júnior, era sócio de Gleison Rocha em outra empresa, um “estacionamento” que funcionava numa sala de escritório.
Na mesma época, a OS InSaúde, também do amigo de Gleison, foi beneficiada com cerca de 3 milhões de reais, em contratos de gestão do Pronto Socorro Central e da UPA Santa Luzia.
Mesmo após os escândalos e fortes indícios de malfeitos de Gleison, o prefeito o manteve firme na pasta, que deixa agora às vésperas da eleição. O substituto não foi anunciado.
Gleison Rocha foi candidato a vereador pelo PL em 2020, na mesma chapa que elegeu o capitão Nelson Ruas.
Nos siga no BlueSky AQUI.
Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.
Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.