top of page

São Gonçalo vê explosão de 1.275% de roubos de automóveis; deputado fala em 'epidemia de violência'

Foto do escritor: Jornal DakiJornal Daki

Só no domingo (2) foram registrados 55 casos de assaltos no município; um policial morreu

Carro do policial subtenente Carlos Wagner morto durante arrastão em Rio do Ouro/Foto: Divulgação PMERJ
Carro do policial subtenente Carlos Wagner morto durante arrastão em Rio do Ouro/Foto: Divulgação PMERJ


Quem mora em São Gonçalo e não foi assaltado nesse final de semana, com certeza foi impactado pelas notícias que registraram o recorde dos recordes de roubos de carros, motos e cargas no município.


Segundo dados do ISPGeo, do Instituto de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, somente no domingo (2) foram 55 (é isso mesmo) veículos roubados no município. Em um desses casos, um policial foi morto em troca de tiros com bandidos que faziam um arrastão na rodovia RJ 106, em Rio do Ouro.


A situação apavorante tem mobilizado a sociedade pelas redes sociais e o mundo político da região, que cobram soluções do governo estadual e municipal para resolver o problema que já fugiu do controle das forças de segurança.



"O estado do Rio, o cartão postal do Brasil, hoje é o estado da violência e do medo. É um epidemia de violência que extrapolou o absurdo nesse final de semana, infelizmente vitimando um policial com sua família no Rio do Ouro. Hoje (terça, 4), outra morte por bala perdida, dessa vez no Jardim Catarina. Isso é inaceitável e não pode ser normalizado. Precisamos parar com bravatas e agir na raiz do problema, com seriedade e estratégia, equipando e integrando as forças de segurança. E principalmente disputar e ganhar nossos jovens com oportunidades na escola, no emprego, na cultura para que coloquemos fim a esse ciclo vicioso da violência e da morte que nenhuma maquiagem é capaz de esconder", disse o deputado federal Dimas Gadelha (PT), que subiu à tribuna da Câmara para lamentar as mortes ocorridas entre domingo e terça (4).



Dados consolidados de janeiro do ISPGeo mostram um aumento no roubo de veículos em São Gonçalo de quase 100% em relação a 2024, que teve 68 registros. Em 2025, foram 133 veículos roubados, uma média de 4 por dia. Se comparado aos registros deste final de semana, o aumento dos roubos diários a veículos no município foi de 1.275%.


Já no estado, segundo o Instituto, outros dados alarmantes: entre quinta-feira (30 de janeiro) e domingo (2 de fevereiro), foram registrados 798 assaltos a veículos.


A média equivale a cerca de 200 roubos por dia. O número representa um aumento de 168% em comparação ao mesmo período de 2024, quando foram contabilizados 298 casos.


Com a explosão de casos no município, a Polícia Militar tem realizado operações nas comunidades controladas pela facção Comando Vermelho (CV) de onde, segundo a PM, partem as ordens para os assaltos.


Em uma dessas operações, realizadas nesta terça no Jardim Catarina, o músico Reginaldo Menezes, de 52 anos, foi atingido no tórax por uma bala perdida e morreu, em meio a um confronto entre policiais e criminosos, na Avenida Doutor Albino Imparato, importante via do bairro.


"Deixo aqui minhas condolências a todas as vítimas dessa violência insana. Infelizmente a sensação de insegurança e medo atinge a todos, por isso precisamos agir fazendo diferente do que há décadas vem sendo feito. O desafio é enorme, mas vamos vencer unidos essa epidemia de violência que atinge nosso estado", finalizou Dimas.


Nos siga no BlueSky AQUI.

Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page