Rodrigo Bacellar vai presidir a Alerj
- Jornal Daki
- 3 de fev. de 2023
- 2 min de leitura
Deputado venceu em chapa única após desistência de Jair Bittencourt

Após alguns dias de indefinição, Rodrigo Bacellar foi eleito presidente da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) em chapa única. O deputado do PL teve 56 votos, 13 abstenções e uma falta.
A candidatura de Jair Bittencourt, também do PL, havia sido retirada após um acordo liderado pelo governador Cláudio Castro.
A Mesa Diretora para o biênio 23-24 será formada pelos deputados Pedro Brazão (União) na primeira vice-presidência, Tia Ju (Republicanos), segunda vice-presidência, Zeidan (PT), terceira vice-presidência e Célia Jordão (PL) na quarta vice-presidência.

O primeiro secretário será Rosenverg Reis (MDB), seguido por Pedro Ricardo (PP) como segundo secretário, Franciane Motta (União) e Giovani Ratinho (Solidariedade).
Ocupando a função de vogal estarão Índia Armelau (PL), Doutor Deodalto (PL), Valdecy da Saúde (PL) e Renato Miranda (PL).
"No final das contas, Jair Bittencourt retirou sua candidatura a presidência da ALERJ. Minha posição sempre foi pela abstenção. O PSOL não pode apoiar candidatos que fazem parte de um campo político completamente contrário às ideias que o partido defende", registrou o deputado gonçalense Prof. Josemar (Psol) em seu Twitter.
Em seu discurso após ser empossado, Rodrigo Bacellar agradeceu nominalmente a três pessoas do executivo estadual: o governador Claudio Castro, o secretário de Gabinete Rodrigo Abel e o secretário de Fazenda Nicola Miccone.
Ao citar seu antecessor, Bacellar se disse grato a André Ceciliano, “apesar de qualquer divergências”. Parte do seu discurso foi dedicado a repetir, por algumas vezes, como lealdade e gratidão são essenciais na sua visão: “amigo não se abandona e não se vende em lugar nenhum”, chegou a dizer.
— O Brasil de hoje precisa de paz. O Rio do amanhã precisa de união. Saio desse embate mais maduro, sereno e com ombros pesados de conduzir os anseios das expectativas. Firmo o compromisso com cada um deputado: terão a mim o maior defensor da pluralidade da Casa. O passado está posto. é momento de olhar para o futuro — disse o agora presidente da Alerj.
Por volta das 15h, deu-se início a sessão e surgiu a informação de que a liminar determinando que o voto fosse secreto havia sido derrubada. Em meio à espera pela chegada do oficial de Justiça, o presidente da sessão, Carlos Minc (PSB), deu início à votação secreta.
Rodrigo Bacellar foi o oitavo deputado estadual mais votado em 2022, com quase 98 mil votos, e está em seu segundo mandato na Alerj. Ele se afastou da Casa em 2021, quando assumiu a Secretaria de Governo de Cláudio Castro.
Durante a votação, no entanto, chegou a liminar, e a votação foi interrompida para ser realizada, do zero, de forma aberta. Pouco depois das 18h, a maioria dos 70 deputados já havia votado a favor de Bacellar.
Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.
Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.
