top of page
Foto do escritorJornal Daki

Rio terá chuvas e ventos de até 100km/h, alerta Inmet

Mesmo cenário para mais 8 estados brasileiros

Árvore sendo sacudida por ventos fortes. Foto: reprodução
Árvore sendo sacudida por ventos fortes. Foto: reprodução

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas com ventos de até 100 km/h, que afeta nove estados brasileiros e o Distrito Federal nesta quarta-feira (13). O sinal, que entrou em vigor às 10h, é válido até a manhã de quinta-feira (14) e abrange várias regiões, principalmente no Sudeste, Centro-Oeste e Norte do país.


Segundo o Inmet, há risco elevado de alagamentos, corte de energia, queda de árvores e descargas elétricas. Os estados em alerta são Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rondônia, Pará, Amazonas, Tocantins e partes do Rio de Janeiro e Mato Grosso.


No Espírito Santo, Goiás e Minas Gerais, o alerta se aplica à maior parte dos estados, enquanto nos demais, a cobertura é mais regionalizada. O acumulado de chuvas pode alcançar até 100 mm em apenas 24 horas.


O Inmet recomenda que moradores evitem se abrigar sob árvores, desliguem aparelhos eletrônicos e fiquem atentos aos alertas emitidos pelo Corpo de Bombeiros e pela Defesa Civil. A instabilidade do tempo deverá se prolongar, com possibilidade de enfraquecimento apenas no domingo (17).


Para o feriado da Proclamação da República, na sexta-feira (15), o Climatempo prevê que o clima chuvoso persistirá em parte das regiões Sudeste e Centro-Oeste.



No estado de São Paulo, após uma semana de temperaturas elevadas, a previsão é de chuvas fortes a partir do feriado, especialmente na Grande São Paulo e no Sul de Minas Gerais. A formação de áreas de instabilidade, causada pela umidade vinda do Centro-Norte em direção ao Sudeste, reforçará as precipitações.


Uma frente fria já provocou um declínio nas temperaturas na capital paulista, e essa tendência deve continuar até o final da semana. Na Grande São Paulo, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) alerta para risco moderado de deslizamentos de terra, especialmente em áreas que registraram chuvas acima da média em outubro.


De acordo com o Climatempo, o sol deve aparecer pela manhã em diversas regiões, com aumento de nuvens ao longo do dia e pancadas de chuva à tarde e à noite. O estado de São Paulo poderá enfrentar chuvas fortes nas tardes e noites dos próximos dias, aumentando o risco de alagamentos.


Na capital, as pancadas de chuva, previstas para começar na tarde de quinta-feira (14), devem se intensificar na sexta-feira (15), aumentando o risco de transbordamento de rios e córregos.


A propagação da frente fria resultará em uma queda significativa das temperaturas na capital paulista. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas de São Paulo, na quinta-feira, o céu estará encoberto, com previsão de chuviscos isolados na madrugada e no fim da noite. Já para sexta-feira, Dia da Proclamação da República, há previsão de pancadas de chuva moderadas a fortes, o que pode elevar o risco de alagamentos.


Via DCM.


Nos siga no BlueSky AQUI.

Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page