Resposta de Francisco sobre homossexuais causou alvoroço; relembre
- Jornal Daki
- há 20 horas
- 1 min de leitura
Os bastidores da histórica resposta do papa a Ilze Scamparini

Ilze Scamparini relembrou, durante a cobertura da Globo no funeral do papa Francisco, realizado neste sábado (26), o momento em que perguntou ao pontífice, há 12 anos, sobre a posição da Igreja Católica em relação aos homossexuais — episódio que gerou um intenso debate interno.
Ilze contou que sentiu uma “espécie de intuição” e se colocou na fila para questionar o papa durante um voo. Antes da pergunta, ela pediu licença para tratar “de um assunto delicado”. Francisco, visivelmente sério e, segundo Ilze, um pouco nervoso, respondeu com a frase histórica: “Quem sou eu para julgar?”, ao ser questionado sobre homossexuais.
A fala causou comoção entre progressistas e revolta entre ultraconservadores. “Oito ou nove horas depois, a gente pousou em Roma e a confusão estava armada. Começou um debate na Igreja que até hoje não terminou”, relembrou.
Segundo Ilze, o papa agradeceu publicamente, mas não sorriu. “Eu ainda sinto um impacto no meu sistema nervoso quando me lembro daquele momento”, disse. Francisco passou os anos seguintes buscando abrir a Igreja a temas progressistas e, recentemente, autorizou bênçãos a casais do mesmo sexo.
Nos siga no BlueSky AQUI.
Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.
Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.
留言