Resgate da humanidade perdida... Vocês existem e são valiosos para nós!
Por Ericka Cunha
O Ministro dos Direitos Humanos e Cidadania Silvio Almeida, Advogado, Filósofo e Professor Universitário emocionou a todos, todas e todexs nessa semana em seu discurso de posse. Para além da representatividade que existe na ocupação deste cargo por uma pessoa preta, que conseguiu superar tantas barreiras ainda existentes, inclusive a do racismo estrutural que foi tão alimentado nos últimos 4 anos do governo anterior, destaco a emoção presente em sua fala. Destaco ainda aquilo que mais me tocou como ser humano e como professora.
Primeiro, a exaltação do Professor como a mais importante profissão existente. Segundo, a exaltação de nossa ancestralidade, afirmando que a construção do futuro se dá com o reconhecimento de nosso passado e a atenta vigilância de nosso presente. Além disso, a exaltação de grandes representantes da nossa história, Zumbi, Milton Santos, Lélia Gonzales, Pelé, Marielle Franco, dentre outros.
Em seu discurso Silvio Almeida nos lembrou dos anos de escravidão, ditadura, e da importância da luta contra o preconceito, o racismo e a intolerância de todo tipo. E que somos parte do processo de construção desta nação, tecida dia a dia, por cada um de nós que constitui em suas relações um todo único e diverso.
No momento mais emocionante de seu discurso, como se estivesse emitindo um grito preso em sua garganta diz à TODOS, TODAS E TODEXS...VOCÊS EXISTEM E SÃO VALIOSOS PARA NÓS!
Ele cita uma frase do Presidente Lula, na qual diz que “a Cidadania é o outro nome da Democracia”, e nos relembra que a Cidadania e Direitos Humanos não é uma pauta moral, mas sim POLÍTICA. Assim sendo, é uma pauta Institucional e não bandeira moral ou um emblema. Reafirma que pretende organizar um conjunto de políticas públicas que será apresentada à sociedade brasileira em breve, garantindo que irá impregnar os outros ministérios com a bandeira da cidadania.
Esperamos que com este discurso se inicie um novo momento no cenário político brasileiro. E que o Brasil se torne um PÁTRIA DE TODOS, TODAS E TODES, sem NENHUM TIPO DE DISTINÇÃO, com justiça social, uma Educação pautada na cidadania democrática e na consciência humana. Tendo a dignidade como base de um Plano Nacional de Direitos Humanos.
Torcemos para que este discurso possa contaminar o coração de cada um de nós, para que possamos nos manter atentos e fortes nas lutas que ainda precisaremos travar para garantir a cidadania e os direitos humanos, em nosso País, em nosso Estado e principalmente em nossa cidade São Gonçalo.
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.
Ericka Cunha – Pedagoga, servidora pública, Professora Universitária e doutoranda em Educação na UFF.