Reggae do Absurdo - por Rubenir Pedro Ru
Bom dia, boa tarde, boa noite, em especial hoje para todos os pais do Jornal Daki. Aos nossos leitores gonçalenses um grande abraço para todos.
Essa semana quero falar a todos que querem um município de prosperidade, sucesso e que respeite a diversidade da nossa população.
É uma semana de emoções com a aproximação dos dias dos pais, e me faz lembrar da família Clarins dos Anjos. De um tempo onde o trabalho voluntário era a moeda que promovia o bem estar de outros. Um grupo que se uniu para democratizar as necessidades de uma população através dos meios de comunicação. Foi um trabalho árduo e complexo. Altos e baixos, mas satisfatório e de grandes alegrias.
Neste tempo abri meu coração e minha casa a todos, dediquei meu tempo e minhas parcas remunerações. Acreditei que com um meio de comunicação comunitário teríamos forças para avançar nas prioridades do nosso bairro e da transformação das legislações brasileiras.
Formamos a Comunidade Novo Ar, a proposta era a democratização dos meios de comunicação. O ano era 1996, não havia lei ainda. Um ano depois chegou uma lei que regulamenta as rádios comunitárias. A lei 9612 de 97. A princípio era uma conquista, porém depois virou uma grande frustração. Enfim, isso é assunto que rende muito.
Temos algumas informações na página Novo Ar no facebook.
No entanto, a dinâmica de dar voz, vez e voto consciente para a população por meio de uma rádio comunitária não é tarefa fácil.
Contudo essa experiência nos traz uma grande satisfação. Hoje a rádio está na web. Lutamos para que a legislação tenha novas regulações. Uma tarefa complicada por conta do grande advento das redes sociais. Parabenizo a família Clarins dos Anjos e dos milhares de associados da Comunidade Novo Ar que deixaram marcas e fizeram história no município de São Gonçalo. O tempo não pára, mas também não irá apagar nossas histórias e memórias
O "Reggae do Absurdo", a música dessa semana nos recorda o passado e descreve o presente.
Reggae do Absurdo
Este é o reggae
O Reggae do Absurdo
Onde a mente humana
Distorce tudo.
Despreza a ciência
Normais, inteligentes
Sem carácter
E pensamento sujos
Enganam muita gente
Muita gente!
Este é o Reggae do Absurdo
Onde a mente humana
Distorce tudo
Inventa histórias e pensamentos.
Só pensam em si mesmo.
Só querem vitórias
Chegando ao extremo
Do poder e da glória
Este é o Reggae do Absurdo…
Avança a ciência
Sem complacência
A mentira explora
O fim dessa gente
Me apavora!
Este é o Reggae…
Rubenir Pedro Ru (2023)
Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.
Entre no nosso canal do Telegram AQUI.
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.
Rubenir Rocha – Pedro Ru é Poeta Musical e membro do Coletivo ELA – Educação Liberdade para Aprender / Facebook e Instagram: Rubenir Pedro Ru. Programa Clarins do Povo – https://www.facebook.com/rubenir.pedroru