Questionado pela PF se é um homem 'cis', Bolsonaro não soube responder
A pergunta faz parte de um novo procedimento da Polícia antes dos depoimentos
O ex-presidente Jair Bolsonaro, que é crítico da chamada “ideologia de gênero”, foi questionado se é “cis” durante depoimento à Polícia Federal nesta quinta (22). Ele afirmou que não sabia o significado do termo após a pergunta do delegado. A informação é da coluna de Igor Gadelha no Metrópoles.
A pergunta faz parte de um novo procedimento da PF, que passou a incluir os termos “transgênero” e “cisgênero”, pessoas que se identificam com o gênero designado quando nasceram, o “sexo biológico”, na lista de dados pessoais de depoentes.
A corporação adotou o procedimento para se alinhar às diretrizes do governo Lula para políticas LGBTQIA+. O questionário ainda inclui a “orientação sexual” do interrogado.
Bolsonaro, aliados e seus apoiadores são contrários ao que chamam de “ideologia de gênero”, expressão usada por quem não concorda com a teoria de que os gêneros são construções sociais. Em discurso de março de 2022, o então mandatário chegou a dizer:
“Não podemos admitir que não se nasce homem ou mulher e se decida o sexo lá na frente. Isso é inadmissível”.
Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI
Entre no nosso grupo do Telegram AQUI
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.