top of page
Foto do escritorJornal Daki

Quem é Ananda, cantora alvo de ataque racista

Em áudio vazado na segunda (25), Ana Paula Minerato fez declarações ofensivas sobre o cabelo e a pele da cantora


Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A cantora Ananda, de 26 anos, foi alvo de comentários racistas atribuídos à ex-panicat e ex-Fazenda Ana Paula Minerato. Em áudio vazado na segunda-feira (25), Minerato fez declarações ofensivas sobre o cabelo e a pele da integrante do grupo Melanina Carioca, durante uma conversa com o cantor KT Gomez.


Entre os comentários, Minerato disse: “A empregada, a do cabelo duro. Você gosta de cabelo duro, KT?”. O caso gerou grande repercussão nas redes sociais e manifestações de repúdio.


Quem é Ananda?


Ananda, cujo nome verdadeiro é Fernanda Lins, é natural de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, e vocalista do Melanina Carioca.



O grupo é conhecido por abordar temas ligados à cultura negra e lançou recentemente a música Melanina em homenagem ao Dia da Consciência Negra. Em sua carreira solo, Ananda também se destacou com o sucesso Quero Que Tu Vá, que acumula mais de 95 milhões de visualizações no YouTube e recebeu Certificado de Platina.


Após tomar conhecimento do áudio, a artista se pronunciou em suas redes sociais. “Não tenho medo de você. Agora você vai ver o que arrumou. O buraco vai ser mais embaixo”, declarou.


O grupo Melanina Carioca também publicou uma nota repudiando o racismo. “É fundamental que, como sociedade, continuemos a combater o racismo em todas as suas formas, com união e coragem”, afirmou o comunicado.




Consequências


Ana Paula Minerato foi desligada do programa de rádio em que trabalhava e também perdeu o título de musa da escola de samba Gaviões da Fiel. Internautas exigiram ações mais rigorosas contra Minerato, com muitos classificando suas declarações como “decepcionantes e criminosas”. A hashtag #RacismoNão ganhou força nas redes sociais, com mensagens de apoio à cantora e pedidos de justiça.


Nas redes sociais, o episódio gerou ampla mobilização. “Ana Paula Minerato fora da Gaviões é o mínimo. Espero que as autoridades façam algo”, comentou uma usuária no X, antigo Twitter. Outro internauta escreveu: “Essas falas inaceitáveis são um reflexo de uma realidade que precisa mudar”.


O áudio que desencadeou a polêmica mostra KT Gomez tentando interromper Minerato, mas sem sucesso. Em outra fala, Minerato questiona: “Você gosta de mina de cabelo duro, de neguinha? Por que aquilo ali é neguinha, né?”. O conteúdo foi amplamente criticado como um exemplo explícito de racismo estrutural.



*Com informações DCM


Nos siga no BlueSky AQUI.

Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page