Promotor do TPI pede prisão de Netanyahu por crime de guerra e contra a humanidade
Solicitação de mandado de prisão também foi feito contra o líder do Hamas, Yahya Sinwar
O Promotor-chefe do Tribunal Penal Internacional, Karim Khan, solicitou à corte que emita mandados de prisão contra o líder do Hamas, Yahya Sinwar, e o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, por acusações de crimes de guerra e contra a humanidade.
Em entrevista à Christiane Amanpour, da CNN, nesta segunda-feira (20), Khan afirmou que também está buscando mandados para o ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, além de outros dois líderes de alto escalão do Hamas: Mohammed Diab Ibrahim al-Masri, conhecido como Mohammed Deif, e Ismail Haniyeh, líder político do Hamas.
Um painel de juízes avaliará agora o pedido do procurador Karim Khan para decidir se a corte emitirá uma ordem internacional de prisão, conforme informações do colunista Jamil Chade, do UOL.
Este é o primeiro caso concreto de uma ação legal contra um aliado do governo americano desde que a corte foi criada há pouco mais de 20 anos. No início do ano, a Corte Internacional de Justiça já havia ordenado Israel a tomar medidas para evitar um genocídio em Gaza.
Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.
Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.