Proibido roubo na Câmara e na Prefeitura de São Gonçalo - por Mário Lima Jr.
Atenção! Nós mandamos em São Gonçalo inteira agora. Quem roubar na Prefeitura ou na Câmara Municipal será cobrado. Passou da hora de dar um fim na safadeza a céu aberto, o povo ter dignidade e a cidade crescer.
Acabou essa história de vereador montar empresa pra prestar serviço pra Prefeitura. Vereador tem que fiscalizar o trabalho do Executivo e legislar pra melhorar a vida da população. Vai roubar no inferno. Não tá satisfeito com 15 mil por mês, estude nanotecnologia no MIT e monte uma startup no Vale do Silício. O espertalhão não terminou nem o Ensino Fundamental e quer enriquecer arrancando o último centavo do cidadão gonçalense.
Prefeito que desviar dinheiro vai ter que varrer a sujeira do Calçadão de Alcântara com a língua depois das compras de Natal. Pode até esconder a grana na churrasqueira da mamãe em Maricá, a gente te acha. Vai voltar caminhando pra São Gonçalo, carregando tudo o que roubou nas costas e segurando uma placa no alto da cabeça escrito “Prejudiquei o povo gonçalense”. Andando ao seu lado estarão os puxa-sacos do secretariado que sabiam do esquema de corrupção e não denunciaram, cantando e sacudindo bandeiras com seu nome e sua foto, como se fosse campanha eleitoral.
Investigaremos todos os cargos comissionados. Quem não estiver trabalhando de verdade terá uma chance só pra devolver o que roubou. Nossa intenção aqui não é espalhar o terror. Mas se não devolver, bum! Mergulhará no Rio Alcântara para limpá-lo com as próprias mãos, calçando chinelos. Aquele gigantesco pneu de trator embaixo da tubulação em pórtico da CEDAE está incomodando faz tempo. O pessoal inútil se vestirá de azul e branco, as cores da bandeira municipal. O povo assistirá do alto do Pátio Alcântara, cujo endereço oficial ainda é Praça Carlos Gianelli, praça prostituída por uma criminosa maníaca que consegue ser simpática e esperta. O Rio Alcântara vai ficar lindo, a cada minuto mais limpo com o avanço do mutirão de parasitas, e tão colorido quanto a Rua Feliciano Sodré durante a comemoração do aniversário de emancipação política da cidade.
Chega de contrato sem licitação quando não há emergência nenhuma. Sua falta de vergonha na cara é o que faz uma cidade tão grande, dentro de uma região metropolitana, ter tantas oportunidades quanto o município mais isolado do sertão brasileiro. São vocês que nos obrigam a agir com firmeza. Está proibido o roubo, entendeu? E ninguém mais vai gastar dinheiro público como se estivesse escolhendo biscoito recheado no supermercado. Vai ser a nossa justiça mesmo, não estamos com paciência pra esperar a divina. Que a paz reine em São Gonçalo.
Ass. MLJ.
Mário Lima Jr. é escritor.