Preciosas lições que Charles Chaplin nos deixou
Por Rofa Araújo
O grande e premiado ator e diretor Charles Chaplin, além da interpretação magistral de seu personagem Carlitos que, mudo, falava mais do que muitos outros artistas, pela sua profundidade dos temas cinematográficos para nossa reflexão, também deixou quatro ditados sobre a vida.
1) “Nada dura para sempre neste mundo, nem mesmo nossos problemas”. É uma verdade! Às vezes passamos por tantos problemas que parecem não ter uma saída. Mas nem mesmo essas situações duram para sempre. Precisamos agir, tomar uma atitude, esperar que tudo se resolva da melhor forma, confiando em Deus e em quem nos pode apoiar.
2) “Eu gosto de andar na chuva porque ninguém pode ver minhas lágrimas”. As pessoas costumas ver nossas vitórias sem saber as lutas porque passamos para chegar lá. São degraus subidos, um a um, om muita dificuldade, mas ninguém precisa saber 100% pelo que vivemos para chegarmos aonde almejamos. São etapas por etapas. O choro pode ser até interno, mas a alegria é externa, liberta e nos faz extravasar.
3) “O dia mais desperdiçado da vida é o dia em que não rimos”. Desperdiçar nosso dia a dia com birrinhas dos tempos de criança, coisas menores em detrimento das maiores e realmente importantes é o que há de primordial na vida. Por isso, rir, alegra-se, levar o viver com bom humor é a melhor solução para um dia a dia mais leve e saudável.
4) “Seis dos melhores médicos do mundo: sol, pausa, exercício, dieta, autoestima e amigos”. Quantas vezes ficamos doentes porque não sabemos a causa do problema patológico? É porque falta aproveitarmos o SOL que brilha sempre e não apenas reclamar dos “dias nublados, sem graça” e com situações difíceis; a PAUSA é mais que necessária quando respiramos fundo para pensar em como agir em determinadas situações; EXERCÍCIO é algo diário e não somente o físico, mas as experiências da vida para podermos sermos mais maduros para aproveitarmos mais o nosso viver; a DIETA é fundamental e não apenas aquelas para nossa saúde física, mas junto com outras de ausência do que nos faz mal, incluindo pessoas que nos tratam de maneira grosseira porque não é alguém do bem; a nossa AUTOESTIMA sempre é algo que leva ara frente. Viver para baixo nos paralisa e somente nos atrasa de prosseguir e vencer. Se precisa de ajuda, procure não se ache um super-homem. E, enfim, os AMIGOS são “médicos” muito eficazes quando agem realmente e de modo sincero em prol da amizade e não apenas de nome bonito, mas sem ações verdadeiras.
Charles Chaplin que morreu aos 88 anos deixando um legado de frases reflexivas como essas, disse que precisamos nos divertir na vida e não a levar muito a sério. Somos turistas. A vida é apenas uma viagem!
Como disse um trecho de uma mensagem nas redes sociais: “Se você vir a lua, verá a beleza de Deus. Se você vir o sol, verá o poder de Deus. Se você vir um espelho, verá a melhor criação de Deus: VOCÊ”.
Nos siga no BlueSky AQUI.
Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.
Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.
Rofa Araujo é jornalista, escritor (cronista, contista e poeta), mestre em Estudos Literários (UERJ), professor, palestrante, filósofo e teólogo.