top of page
Foto do escritorJornal Daki

Vereadores de SG criam título com inspiração nazista do slogan de Bolsonaro

Iniciativa é vedada pelo regimento interno e pode cair na Justiça


Por Cláudio Figueiras

Foto: Reprodução TV Câmara
Foto: Reprodução TV Câmara

Dessa vez os nobres parlamentares de São Gonçalo passaram todos os limites e aprovaram, na sessão desta terça (8), a criação de título legislativo "Brasil acima de tudo, Deus acima de todos", slogan usado pelo presidente derrotado Jair Bolsonaro, francamente inspirada na expressão nazista "Deutschland über alles", que quer dizer "Alemanha acima de tudo".


A proposta do vereador Vinícius (SDD) foi subscrita por outros 17 colegas como coautores após ser criticada na tribuna pelo deputado estadual eleito Prof. Josemar (Psol).


"Isso é uma tentativa de se criar um terceiro turno nesta casa", disse o parlamentar.


Os vereadores Josemar e Romario Regis (PDT) foram os únicos que votaram contra a proposição. Priscilla Canedo (PT), estava presente à sessão e se absteve.


De acordo com o regimento interno da Câmara, é vedado fazer proselitismo político na criação de honrarias parlamentares, como títulos e medalhas, ou homenagens a pessoas vivas ou empresas.



"É uma iniciativa estapafúrdia que carrega vários problemas. Se remete diretamente a um político embora não cite o seu nome. Além de ter em sua raiz um termo nazista, que inclusive fica cada vez mais evidente entre apoiadores do Bolsonaro. Não se pode usar o poder de uma maioria como revanchismo a um derrota eleitoral e imposição política ou ideológica a uma minoria parlamentar. Isso com certeza será derrubado se a Justiça for provocada", disse o jornalista Helcio Albano, que acompanhou a sessão pela TV Câmara.


"Eu quase caí pra trás quando vi", revelou Albano.


Na Alemanha de Hitler, um dos bordões mais repetidos era o "Deutschland über alles" que, em português, significa "Alemanha acima de tudo".


O trecho, inclusive, fazia parte do hino nacional alemão, mas foi suprimido ao final da Segunda Guerra Mundial.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.




POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page