Polícia prende criminoso mais procurado do Sul Fluminense em Volta Redonda
Chefe de facção controlava pelo menos três comunidades na região; operação também apreende grana e pistola
Um homem de 39 anos, apontado como chefe de uma facção criminosa que atuava em comunidades de Volta Redonda, no Sul Fluminense, foi preso neste sábado (13) em uma ação conjunta da Polícia Federal e da Polícia Civil. O suspeito, considerado o criminoso mais procurado da região, estava foragido desde dezembro de 2022.
A equipe policial cumpriu três mandados de prisão preventiva em aberto contra o suspeito, além de um mandado de busca e apreensão expedido pela Vara Criminal de Barra do Piraí. Durante a operação, realizada no bairro São José do Turvo, em Barra do Piraí, foram apreendidos uma pistola 9mm, uma granada de mão ofensiva, uniformes táticos operacionais, rádios comunicadores e celulares.
O homem era investigado por comandar o tráfico de drogas em pelo menos três comunidades de Volta Redonda. Segundo as investigações, ele ostentava armas de fogo e controlava um espaço rural utilizado como refúgio para criminosos da facção. O local facilitava as atividades ilícitas e dificultava o trabalho das polícias, ampliando a influência do grupo na região.
A operação mobilizou 26 policiais, incluindo agentes do Núcleo de Operações da Delegacia de Polícia Federal em Volta Redonda, do Núcleo de Operações da Delegacia de Repressão a Drogas da PF no Rio de Janeiro, e policiais civis da 93ª DP de Volta Redonda e da 97ª DP em Mendes.
O preso vai responder pelos crimes de organização paramilitar, milícia privada, tráfico de drogas, associação para o tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. Se condenado por tudo, poderá cumprir uma pena superior a 45 anos de prisão. Após os procedimentos legais, ele foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da justiça.
*Com informações Extra
Nos siga no BlueSky AQUI.
Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.
Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.