PM do Bope morre em ação que levou bandidos a fecharem Linha Vermelha e Avenida Brasil
Dois suspeitos foram presos e houve apreensão de uma pistola que estava com um deles
Durante a operação da Polícia Militar, nesta terça-feira, no Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio, um policial do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e morreu e outro ficou ferido. Dois suspeitos também foram mortos, sendo um deles seria segurança do gerente do tráfico da região. Em represália à ação, bandidos fecharam a Avenida Brasil e a Linha Vermelha no final da manhã.
Ainda na Avenida Brasil, um ônibus foi incendiado na pista sentido Zona Oeste, na altura da Vila do João e perto da unidade da Maré da Fiocruz. O coletivo, que fazia a linha 361 (Recreio dos Bandeirantes x Castelo), e uma carreta foram usados para bloquear a via expressa. A PM, em seu perfil oficial no X (antigo Twitter), afirma que as duas vias estão com policiamento reforçado. A pista lateral da Avenida Brasil, na altura de Manguinhos, continua fechada no sentido Zona Oeste.
O Centro de Operações Rio (COR) informou, às 10h40, que a Avenida Brasil estava parcialmente interditada devido ao incêndio no ônibus. Às 12h15, a pista lateral, na altura da Fiocruz Manguinhos, continuava interditada com desvio para a pista central, na altura do Viaduto Ataulfo Alves. Há congestionamento na Avenida Rio de Janeiro. Equipes da Comlurb estão no local realizando limpeza na pista lateral da Avenida Brasil.
Às 12h51, o COR informou que a operação policial ocupa uma faixa da Avenida Brigadeiro Trompowski, altura do BRT Maré, no sentido Avenida Brasil. O trânsito é lento com retenções no trecho. Equipes da PM estão no local.
A Linha Vermelha chegou a ser interditada no sentido Centro, às 10h33, na altura da Maré, informou o COR. O trânsito ficou parado devido à ocorrência policial no local. A via foi aberta cerca de 13 minutos depois. O trânsito flui sem complicações.
Nas redes sociais, internautas relatam momentos de pânico enquanto passavam pelas vias expressas da cidade:
"Indo para Botafogo e, do nada, escutando granada explodindo, Linha Amarela e Linha Vermelha fechadas por causa de tiroteio. Minha mãe, igual 'Velozes e Furiosos', dando ré na Brasil, ônibus pegando fogo", escreveu uma usuária no "X" (antigo Twitter).
"Começar o dia fugindo de tiroteio na Linha Vermelha para lembrar a emoção de morar no Rio. Evitem a região", escreveu outra.
"Operação na Maré parou TODO o trânsito na Avenida Brasil. Tá literalmente TUDO parado. Impressionante como essas operações prejudicam a vida de tantos trabalhadores. Tudo isso pra matar soldados do tráfico que são substituídos no segundo seguinte e sequer enxugam gelo", escreveu um usuário da rede social X, às 11h03.
Além Bope, atua na Maré o 22º BPM. Os agentes apreenderam carros. Um esconderijo de drogas foi encontrado. O local, de acordo com a PM, também é utilizado para embalar de entorpecentes. Dois suspeitos foram presos e houve apreensão de uma pistola que estava com um deles.
*Com informações Extra
Nos siga no BlueSky AQUI.
Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.
Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.