Pela primeira vez o império pode ter um imperador
Por Helcio Albano
O mundo treme. Hoje, aos 20 dias de janeiro do ano da graça de nosso Senhor de 2025, Donald Trump toma posse como o 47º presidente dos EUA. Ele mesmo fora o 45º, quando, incumbente, foi sucedido por Joe Biden, que deixa a Casa Branca após um dos mais vergonhosos e desastrosos governos já realizados desde a implantação da república estadunidense em 1789.
Mas como tudo que tá ruim ainda pode piorar...
Trump tem tudo na mão pra ser o primeiro imperador de fato do império do Norte. Coisa que nenhum presidente quis ou conseguiu. Nem mesmo Franklin D. Roosevelt, em seu longevo e desafiador governo que começou na Grande Depressão (1933) e terminou na guerra (1945), quando morreu vítima de AVC após 4 mandatos.
LEIA MAIS
Caso Pix: Governo vê comunicação como seu calcanhar de aquiles
Direita inventou lorota do Pix pra derrubar decisão sobre fintechs
Tratoraço passa por cima de vereadores em São Gonçalo; veja composição das comissões
A Ler é Arte é símbolo eterno de luta e resistência em São Gonçalo
Morte de médica militar nos obriga a repensar PM
O empresário controverso do ramo hoteleiro, indiciado e condenado, que fez fama no programa de TV "O Aprendiz", não esconde o que é, o que quer e como fazer pra transformar o mundo no quintal de sua plutocracia nazista, que abriga todo tipo de picaretas iguais a ele, bilionários oportunistas e, principalmente, psicopatas, como o celerado e insuportável Elon Musk.
Além de toda sorte de ataques a conquistas civilizatórias da humanidade, a ordem de Trump 2.0 é desregulamentar tudo, na economia, na política - transformando em pó o que restou de autoridade da ONU - e impor sua vontade - via legislação estadunidense - aos países que não possuem bomba atômica. Isso, agora, nos fará muita falta.
O episódio do Chupetinha com seu vídeo com visualização fake é só uma provinha do que vem por aí. É hora de mobilização e de união dos brasileiros.
Nos siga no BlueSky AQUI.
Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.
Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.
Helcio Albano é jornalista e editor-chefe do Jornal Daki.