top of page
Foto do escritorJornal Daki

Para agradar prefeito, vereadores mutilam as próprias prerrogativas parlamentares em SG

Projeto de Resolução visa limitar número de apresentação de emendas aos instrumentos de formação orçamentária do município, o que afronta a livre representação parlamentar


Cláudio Figueiras



A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de São Gonçalo apresentou uma pitoresca proposta aos seus pares no dia 9 de outubro: um Projeto de Resolução (PR), de n.º 019/24 que retira direitos. Não os da população ou dos servidores, coisa comum na atual legislatura, mas dos próprios parlamentares!


O PR em questão cria um novo artigo no regimento interno (art. 190) que limita a apenas cinco o número de emendas à LOA, LDO E PPA por vereador ou comissão.


Atualmente não há limite de proposituras legislativas ao orçamento municipal por parlamentar. É como se os nobres edis fizessem em si mesmos uma automutilação de prerrogativas parlamentares.


Os criadores da inusitada peça regimental afirmam, na justificativa do PR, que a automutilação parlamentar visa "otimizar o processo legislativo" a fim de "garantir a celeridade e a eficiência na tramitação destas importantes peças de planejamento e controle orçamentário do Município, sem comprometer o devido processo legislativo e o direito de proposição dos Parlamentares", quando é exatamente o contrário o que estão fazendo: limitando o direito de proposição dos Parlamentares.



"Nós temos exemplos na história onde esse tipo de coisa aconteceu: em regimes autoritários onde os parlamentos ficaram reféns dos ditadores de plantão exercendo uma democracia de fachada. Isso é um péssimo sinal do que veremos daqui pra frente. Isso é uma violência, sobretudo à representação parlamentar das minorias dentro da Câmara. O vereador também apresenta emendas de iniciativa da sociedade civil. Além de uma proposta absurda, é contraproducente com o espírito da Constituição Federal. Essa iniciativa é um tiro no pé", observou o jornalista Helcio Albano.


O recordista de apresentação de emendas à LOA foi o vereador Romario Regis (PSB) em 2023. Foram 94. Somado com LDO (66) foram 160 ao todo. Ao PPA, o parlamentar apresentou 91 emendas.


Em 2021 Regis e os colegas Prof. Josemar (Psol) e Priscilla Canedo (PT) fizeram história ao exercerem suas prerrogativas e defender, na Tribuna, emenda por emenda vetada pelo prefeito capitão Nelson (PL).


A sessão varou a madrugada de 12 de agosto daquele ano com a discussão dos 241 vetos ao todo às proposições parlamentares à LDO 2022 elaboradas pelo trio.


Sob reserva, o Daki ouviu de um político influente que o PR da Mesa Diretora é para agradar o prefeito e servir como vacina contra os vereadores eleitos da oposição, Juliano Freitas (PT) e Isaac Ricalde (PCdoB).


O PR 19/2024 tramita na comissão de Justiça e Redação.


Nos siga no BlueSky AQUI.

Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page