top of page

Orquestra Sinfônica estreia programação do Teatro Municipal Gonçalense

Equipamento polêmcio, fechado desde 2016, inaugura atividades públicas em setembro, mês do aniversário do Município


Por Cláudio Figueiras

Em março, prefeito e secretário fizeram a última vistoria no Teatro antes de ser liberado em definitivo ao público/Foto: Divulgação
Em março, prefeito e secretário fizeram a última vistoria no Teatro antes de ser liberado em definitivo ao público/Foto: Divulgação

O Teatro Municipal Gonçalense, construído em 2016, será finalmente aberto ao público no dia 1º de setembro, às 18h. A grande atração de estreia, que abre as festividades do aniversário de emancipação político-administrativa do Município, será a Orquestra Municipal de São Gonçalo (OMSG).



Em razão da pandemia, a inauguração será fechada para 50% da capacidade total do local, de acordo com as medidas sanitárias recomendadas pela Secretaria de Saúde (SEMSA). Moradores de São Gonçalo terão a oportunidade de participar de um sorteio pelas redes sociais da Secretaria de Turismo e Cultura (@turismoculturasg), para participar da noite de abertura.


A abertura do Teatro Municipal foi uma das prioridades desde o início do nosso governo e, com muito trabalho e dedicação, conseguimos obter os documentos necessários para entregar esse importante equipamento cultural para a população. Quero, mais uma vez, enaltecer a importância do trabalho dos artistas da cidade para alegrar nossos corações nesse momento”, disse o prefeito Nelson Ruas (PL), que obteve em março, do Corpo de Bombeiros, a liberação em definitivo das atividades no espaço.


O Teatro Municipal, que tem capacidade para 240 lugares, custou aproximadamente R$ 14 milhões aos cofres públicos envolto em suspeitas de superfaturamento das obras.


Em dezembro de 2016, o então prefeito Neilton Mulim, que concluía um governo caótico e em crise, tentou inaugurar o polêmico equipamento. Diante da ameaça de manifestação, no dia da inauguração, de servidores com salários e 13º atrasados, Mulim mudou de ideia. A mesma OMSG foi escalada para abrir a programação do Teatro, mas se juntou aos protestos e se negou a se apresentar.



Uma outra inauguração, desta vez simbólica, ocorreu com o prefeito José Luiz Nanci, já no meio da pandemia, em agosto de 2020. Mas o Teatro nunca funcionou efetivamente com público.

É muito gratificante ver os artistas usufruindo desse importante equipamento cultural. Queremos que todos os artistas da cidade saibam que o Teatro Municipal está de portas abertas para recebê-los. Tenho certeza que a Cultura em São Gonçalo vai se fortalecer e dar visibilidade para toda a classe artística”, afirmou o secretário de Turismo e Cultura, Lucas Muniz (PP).



Orquestra A história da Orquestra Municipal de São Gonçalo teve início no ano de 2007, quando um grupo de músicos se reuniu para formar a Banda Municipal de São Gonçalo. A transformação em orquestra aconteceu através de uma lei municipal em 2010, com os músicos sendo contratados pela Prefeitura, e, em 2011, houve o lançamento do edital do concurso público para o cargo de músico.


Vamos apresentar um verdadeiro espetáculo para todos que estiverem nos assistindo. A abertura do Teatro Municipal é a realização do sonho de todo artista gonçalense, que sempre almejou ter um local de grande expressão para chamar de seu. É uma satisfação muito grande, não só para os músicos mas para toda a classe artística da cidade. Agora nosso compromisso é zelar pelo espaço”, disse o maestro Paulo Guarany.



POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page