O Poder do Voto! - por Pastor Alair Lima
Faltam poucos dias para as eleições, importantíssimo evento em nosso País.
Desejo então nestas linhas, levar você a refletir na importância deste tema. Precisamos nos aprofundar a medida que se aproxima o grande dia.
A força que tem o voto de cada cidadão é impressionante. Todo e qualquer cidadão tem o mesmo peso de importância na hora de votar. Aquele cidadão do subúrbio, como aquele das áreas nobres, o pobre o rico, o intelectual, o indouto. Todo voto tem o mesmo valor, é por isso que fico encantado com a democracia.
Só que parece que a população ainda não compreendeu a profundidade deste valor incomparável que é o voto na urna. Com o voto o cidadão coloca o político naquela função, passados 3anos e alguns meses, se ele não foi aprovado, também com o voto o cidadão tira ele da cadeira que ele mesmo colocou.
Mas como eu disse no início que nós aprofundaríamos o assunto, desejo então lhes apresentar nas linhas seguintes, também alguns exemplos práticos do exercício do voto e as suas consequências que vão além de eleger alguém para uma funçao. O que o seu voto pode proporcionar? Quais são as outras consequências além do seu voto?
Vamos aos exemplos então:
Seu voto pode tornar um indivíduo indisciplinado, num comandante de todas as forças Armadas de uma nação, pelo poder do voto, o presidente tornar-se a maior patente de todas as forças armadas da nação;
Seu voto pode oferecer a um determinado indivíduo a proteção, na preservação dos ritos de um processo de justiça ao invés do rigor imediato da aplicação da lei. Deputados, senadores, governadores e Presidente, após eleito passam a ter imunidade parlamentar;
Seu voto pode tornar um bandido, num individuo imune do rigor da justiça e da lei, por causa do voto o político tem proteção da lei e não pode ser julgado como outro cidadão comum.
Poderia aqui colocar tantos outros exemplos, mas paro por aqui.
O cidadão que já compreendeu o poder do seu voto, trata o assunto com toda responsabilidade e age com atitudes das mais leais possíveis, honestas e corretas.
Ter Consciência do valor do voto é ter conhecimento das consequências do voto num processo democrático. Consequências boas e ruins.
]
Procure se informar bem pra não cair no engodo de políticos mentirosos que ao invés de apresentar propostas só propõe mentiras fakes. Inclusive, um bom termômetro pra decidir o seu voto é pensar no candidato e tentar identificar de suas propostas, se são verdadeiras, se estão de acordo com sua história?
Em um país como o nosso, onde valorizamos bem a democracia, o povo precisa ter muita consciência, pois o seu voto na urna é a melhor arma e mais eficiente no processo de construção de uma grande nação.
Compreenda que ir as urnas e apertar os números da tecla na urna eletrônica não é um movimento único, deve ser o resultado total de uma boa pesquisa, busca de informações sobre o candidato e no final de tudo uma boa reflexão se aquele candidato merece ou não o seu precioso voto.
Não vote de qualquer jeito, pesquise e avalie bem o seu candidato.
Depois de tudo isso, você entenderá que chegar as urnas será sim o resultado final de todas estas ações que você pesquisou, ponderou, refletiu e decidiu sim naquele nome.
Vamos às urnas com muita consciência eleger os melhores pois só assim construiremos um país melhor.
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.
Alair Lima é Pastor Presidente da Primeira Igreja Batista de Jardim Alcântara desde janeiro de 2011.