O megaempreendimento, por Fábio Rodrigo
O Residencial Yellow Flowers é um megaempreendimento que foi construído para atender a fatia dos aquinhoados da sociedade. Ou, melhor dizendo, daqueles que não se misturam com o povão de jeito nenhum. É daqueles condomínios pra bacaninha nenhum botar defeito.
O Residencial Yellow Flowers está situado na região nobre da cidade, mais precisamente no lugarejo conhecido como City Beach, cujo planejamento urbanístico não permite acesso a regiões desfavorecidas economicamente. Na avenida One, além do Residencial Yellow Flowers, estão as famosas cafeterias e livrarias e os mais badalados restaurantes. Tudo que lembra requinte e bom gosto está ao lado deste hipervalorizado condomínio residencial.
Mas o público seleto que vive no Residencial Yellow Flowers não precisa circular pelas ruas de seu bairro. O condomínio oferece aos seus moradores uma estrutura do mais alto nível. Os condôminos dispõem de playground, salões de festa, área fitness com modernos equipamentos de ginástica, inúmeras piscinas (infantis e adultas), saunas seca e a vapor com spa integrado, quadras de tênis, campo de golf, trilha ecológica etc.
O arquiteto responsável pelo projeto do megaempreendimento teve a genial ideia de planejar os ambientes de modo que os privilegiados moradores do Residencial Yellow Flowers possam observar das janelas e das varandas as belezas naturais da região. À frente dos luxuosos apartamentos, está o cartão postal da cidade: a praia do sol. A oeste, é possível avistar a Lagoa do Eldorado e, a leste, o Bosque Green Yard. O visual a ser desfrutado contrasta com o que está atrás do megaempreendimento: uma das maiores favelas da região. Mas isso as janelas dos luxuosos apartamentos não mostram aos seus moradores.
Fábio Rodrigo Gomes da Costa é professor e mestre em Estudos Linguísticos.