Musk diz que apenas o partido neonazista 'pode salvar a Alemanha'
- Jornal Daki
- 20 de dez. de 2024
- 2 min de leitura
O comentário de Musk foi feito em resposta a um vídeo da influencer Naomi Seibt, conhecida como a “anti-Greta Thunberg”

DCM - Elon Musk, bilionário e dono do X, manifestou apoio à ultradireita alemã ao declarar que “só a AfD pode salvar a Alemanha”. O comentário foi feito nesta sexta-feira (20), em sua plataforma, e rapidamente repercutiu, sendo celebrado pelos líderes do partido Alternativa para a Alemanha (AfD). A declaração ocorre a dois meses da eleição federal no país. Com informações da DW.
A AfD, frequentemente acusada de abrigar neonazistas e monitorada como extremista de direita pelos serviços de inteligência alemães, aparece com 18% a 20% das intenções de voto nas pesquisas. Isso a coloca como possível segunda maior bancada no Parlamento, consolidando sua influência política no cenário alemão.
O comentário de Musk foi feito em resposta a um vídeo da influencer Naomi Seibt, conhecida como a “anti-Greta Thunberg”, criticando o líder da União Democrata Cristã (CDU), Friedrich Merz. A CDU lidera as pesquisas e descarta qualquer possibilidade de aliança com a AfD.
A manifestação de apoio do empresário se soma a episódios anteriores em que o bilionário demonstrou afinidade com a AfD. Em setembro, Musk já havia se posicionado contra operações de salvamento de imigrantes no Mediterrâneo, afirmando que esperava que a AfD vencesse as eleições para interromper o que chamou de “suicídio europeu”.
A colíder da AfD, Alice Weidel, e outros membros do partido comemoraram a declaração de Musk. “Sim, você tem toda a razão, Elon Musk!”, afirmou Weidel. Beatrix von Storch, outra líder da sigla, também celebrou, vinculando o apoio de Musk a uma defesa da liberdade de expressão e oposição ao governo atual.
Nos siga no BlueSky AQUI.
Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.
Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.