top of page

Motoboys de SG fazem manifestação por regularização da categoria na prefeitura

Foto do escritor: Jornal DakiJornal Daki

Trabalhadores também pedem mais segurança e dignidade


Por Cláudio Figueiras

Eles só querem trabalhar em paz/Foto: Reprodução
Eles só querem trabalhar em paz/Foto: Reprodução

Motoboys, mototaxistas e entregadores de São Gonçalo fazem nesta segunda (10) manifestação pela regularização da categoria junto à prefeitura. Os trabalhadores, dentre outras reivindicações, pedem o cumprimento de uma lei de 2018 que prevê o cadastro individual e a regularização de quem presta serviços nas áreas de transporte e entregas por moto no município.


"A prefeitura, de acordo com uma lei de 2018, precisa fazer o cadastro de entregadores e mototáxi. Mas isso não está sendo cumprido. Esse cadastro gera uma expectativa muito grande para nós porque dá mais tranquilidade e segurança a moto ser devidamente cadastrada e identificada pelos agentes de fiscalização", disse Herbert Freitas Pinto, que organiza o movimento e articula, já em fase avançada de documentação, a criação de uma associação para defender os interesses da categoria.



O ato, segundo os organizadores, será pacífico e sem "baderna de moto", com ciência dos órgãos competentes da prefeitura e da Polícia Militar.


Os motoboys sairão da praça Zé Garoto, no Centro, até a prefeitura, no bairro Estrela do Norte, com pedidos de paz e menos violência. Nos últimos 10 dias, pelo menos 12 motos foram roubadas de entregadores, alguns sendo até agredidos fisicamente e ameaçados de morte.


Os assaltos ocorreram em meio a uma explosão desse tipo de crime em São Gonçalo, que só no domingo (2) teve registro de 55 automóveis roubados, entre veículos de carga, carros e motos. Um policial foi assassinado durante um arrastão em Rio do Ouro quando passava na RJ 106 com sua família.


A manifestação dos motoboys "por mais segurança e dignidade" está sendo organizada em grupos de WhatsApp que reúnem mais de 500 trabalhadores e pode ser estendida à Niterói, dando um caráter regional ao movimento.


"Estamos em conversa com Niterói para expandir a nossa manifestação de modo regional", finaliza Herbert.


A concentração na praça Zé Garoto tem início às 8h30min.


Nos siga no BlueSky AQUI.

Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page