top of page
Foto do escritorJornal Daki

Medalhas que Romulo e Rodrigo entregam - por Mário Lima Jr.


Rodrigo, Romario e Romulo/Foto: Reprodução
Rodrigo, Romario e Romulo/Foto: Reprodução

Romulo Narducci e Rodrigo Santos receberam a Medalha Joaquim Lavoura na quinta-feira. É a maior honraria que o povo de São Gonçalo concede a um cidadão da cidade através da Câmara Municipal. Iniciativa do mandato do vereador Romario Regis, o prêmio é absolutamente justo e merecido. Romulo e Rodrigo já distribuíram milhares de prêmios, honrarias e medalhas a São Gonçalo ao longo dos anos, eu mesmo ganhei alguns deles.


Um dos prêmios mais marcantes que recebi da dupla, fundadora do evento Uma Noite na Taverna, foi a oportunidade de assistir a apresentações de poesia, música e outras manifestações artísticas ao lado do meu pai, da minha esposa e dos meus amigos. Meu pai trabalha embarcado, por isso não esteve presente em muitas datas importantes para a família. Frequentemente ele passava apenas dois dias por mês em casa. Uma vez disse a meu pai que gostaria que ele fosse comigo a um evento incrível e ele concordou. Então, teve Taverna exatamente no dia que meu pai estava em casa, um milagre. Eu e meu pai abraçados no SESC, ouvindo poesia, é uma das lembranças mais alegres que tenho na vida.



Sou casado há 15 anos. Quando eu e minha esposa conversamos no sofá sobre coisas engraçadas (e ao mesmo tempo românticas) que aconteceram no nosso relacionamento, nós lembramos da Taverna. Uma noite extremamente chuvosa estivemos lá, dessa vez no Lavourão, ainda durante o namoro, e cada poesia que ouvimos passou a fazer parte de nós. Chegamos em casa molhados, mas muito mais unidos.


Na Taverna eu encontrei a mim mesmo enquanto gonçalense. Aprendi que é possível morar em São Gonçalo e ter orgulho do seu município porque ele produz aquilo que gosto de consumir. Aprendi que escrever não precisa ser inteiramente solitário, pelo menos não no final do processo. Podemos escrever, publicar e celebrar entre amigos. Sem o senso de dignidade que adquiri sentado na plateia, observando obras e artistas que admiro, sem o fortalecimento do meu relacionamento familiar e com minha esposa eu seria alguém completamente diferente. Uma pessoa que não acredita na escrita, ferramenta que hoje quero usar para testemunhar o amor de Jesus por todos nós.


Quando olho as ruas de São Gonçalo, vejo o brilho de todas as medalhas que Romulo e Rodrigo penduraram nos muros com sua dedicação à arte. Cada obra que eles lançam é um prêmio, principalmente para leitores do país inteiro.


Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso canal do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

Mário Lima Jr. é escritor.



POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page