Maternidade e Universidade serão debatidos em seminário online
O Núcleo Interseccional em Estudos da Maternidade (NIEM), com apoio das Pró-reitorias de graduação Prograd/UFF e de Assuntos Estudantis - Proaes/UFF realiza nos dias 21 e 22 de outubro a terceira edição do Seminário Sobre Maternidade, com a temática "Maternidade, Universidade e Resistência".
O evento acontecerá de forma online em virtude da pandemia COVID-19 e a transmissão será pelo canal do Youtube do núcleo: www.youtube.com/c/niemm
A Mesa de abertura será sobre “Maternidades e a necessidade de ações afirmativas” e vai contar com a participação de Camilla Cidade, produtora e gestora do NIEM; Fernanda Staniscuaski (UFRGS), idealizadora do movimento ”Parent in Science”, pioneiro na discussão sobre a maternidade e a paternidade dentro do universo da ciência no Brasil e Talíria Petrone, mãe, professora, política e ativista brasileira negra, Deputada Federal (RJ).
O III Seminário sobre Maternidade dá continuidade aos debates e exposição de novas pesquisas sobre o tema maternidade e universidade. Neste segundo ano de pandemia e de resistência das alunas mães para permanecerem nos espaços acadêmicos, o evento vai contar com mesas e apresentações de trabalho com o objetivo de dar visibilidade às lutas das mulheres mães que conciliam a maternidade e suas múltiplas jornadas, além de pesquisadoras que abordem tal temática na graduação e na pós-graduação.
Entre outras questões, serão debatidas as possibilidades e ações necessárias para a garantia da equidade de gênero e direitos maternos dentro dos espaços estudantis e em toda a sociedade. Confira a programação no site do NIEM: https://www.nucleoniem.com.br/iiisemmat Transmissão: Canal do Youtube do núcleo: www.youtube.com/c/niemm