Maricá e Niterói vão ajudar São Gonçalo no combate à pandemia
As duas cidades vão repassar os recursos ao estado para construção de hospitais de campanha
Atendendo a um pedido do governo estadual, as prefeituras de Maricá e de Niterói destinarão R$ 45 milhões cada uma para ajudar o município de São Gonçalo. A verba será utilizada na construção de hospitais de campanha na cidade vizinha, que além de extremamente populosa, enfrenta graves problemas de falta de recursos para fazer frente à pandemia do coronavírus.
As duas cidades vão repassar os recursos ao estado, que por sua vez dará a destinação prevista no acordo. No caso de Maricá o valor sairá de recursos correntes e não do Fundo Soberano de Maricá (FSM).
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Maricá, o repasse é de extrema importância não só para a cidade vizinha, com mais de 1 milhão de habitantes, mas também para o município.
- A ajuda a São Gonçalo permitirá que a cidade se estruture para atender seus eventuais pacientes com Covid-19 e isso evitará que possa crescer a migração dessas pessoas em busca de atendimento em Maricá e Niterói como acontece hoje - explica a secretária Simone Costa.
O projeto de lei estabelecendo o convênio foi enviado à Câmara Municipal que aprovou a proposta na sessão de ontem (01/04).
Em Niterói, o prefeito anunciou envio de mensagem à Câmara de aporte dos recursos ao fundo estadual de saúde na segunda, 30/3.