Maricá desenvolve ônibus híbridos e com energia limpa
Modelo foi apresentado para a população nesta quinta (26) dia do aniversário da cidade
No dia em que Maricá comemora 208 anos, a Prefeitura apresentou nesta quinta (26) para a população um protótipo dos três ônibus híbridos, movidos a eletricidade, a hidrogênio e a etanol que entrará na etapa de testes e circulará pela cidade.. A iniciativa inédita em gestão pública no país permitirá ao município receber royalties pela propriedade da patente tecnológica desenvolvida a partir da parceria com a COPPE/UFRJ.
A demonstração aconteceu na Praça Orlando de Barros Pimentel, onde o protótipo carbono zero dos novos “vermelhinhos” – como são chamados pela população de Maricá os ônibus gratuitos pintados de vermelho – se manteve estacionado e à tarde seguiu para a Rodoviária do Povo de Maricá, no Flamengo, para o “rolezinho da sustentabilidade” e explicação técnica sobre o projeto da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O veículo ficará na rodoviária até domingo (29), das 14h às 17h.
Ô ônibus híbrido não polui o ambiente e tem maior aproveitamento de energia produzida em comparação aos usuais veículos que fazem combustão interna e usam apenas 15% do potencial energético do combustível.
Além de favorecer o meio ambiente, a iniciativa vai gerar recursos financeiros para Maricá com royalties e vendas futuras. O projeto envolve três estruturas da Prefeitura em seu desenvolvimento: Secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico; Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM); e Empresa Pública de Transportes (EPT).
Todos os veículos serão elétricos e, uma parte deles, poderá também usar hidrogênio e etanol como combustível – motivo pelo qual são considerados híbridos. Após período de testes, que deve durar 24 meses, Maricá vai escolher o modelo de ônibus a ser adotado no processo de descarbonização da frota municipal: se apenas elétrico ou híbrido, ou com ambos em circulação.
A iniciativa de Maricá busca atender recomendações da ONU. A Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP26) estabeleceu como meta limitar o aumento da temperatura global a um nível inferior a 1,50 grau centígrado.
Para isso, é necessária a eliminação gradual de subsídios aos combustíveis fósseis e a troca por fontes de energia limpa. O projeto dos ônibus elétricos e movidos a hidrogênio e etanol atende a essa expectativa.
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