top of page
Foto do escritorJornal Daki

Mais Um - por Paulinho Freitas

SÃO GONÇALO DE AFETOS


Foto: Helcio Albano
Foto: Helcio Albano

Meu amigo tem problemas urológicos e neurológicos. Está a quatro meses usando uma sonda e está com infecção. Na última vez que ele foi atendido no Pronto Socorro Central, antes de chegar à porta do consultório teve uma forte dor e expeliu grande quantidade de líquido infecto. O médico que o atendeu trocou a sonda e disse que precisaria esperar a vez dele na fila de regulação. Isso já faz mais de um mês. 


Meu amigo gosta de dançar e de cantar soul music. É fã de Diana Ross, Marvin Gaye, Billy Paul, Barry Whait  etc... Arrisca também uns passinhos de charme e funk. Às vezes fica parado olhando a beleza das meninas, quem sabe imaginando uma música para cantar para elas, quem sabe as querendo num bailar pelas estrelas de sua imaginação.  


Ele caminha com dificuldade, mas com passos firmes. Tem um olhar penetrante e feliz. 


Hoje meu amigo sentiu-se mal novamente. Seus olhos pediam ajuda desesperadamente, mas sua boca não emitia nenhum som. Eu, sabendo ser dor, o levei mais uma vez ao PSC que estava lotado, até a fila de prioridade não tinha como dar prioridade a ninguém com tanta gente doente.



Os médicos que fazem a triagem estavam tranquilos como os banhistas sentados sob suas barracas em dias de calor no litoral nordestino. Nem olhavam para o paciente, limitavam-se a perguntar os sintomas, dependendo do que o paciente dissesse, punham uma fita no braço dele, indicando por cor, o nível de gravidade do seu estado saúde. 


Quando chegou nossa vez o médico disse que ali não atendia este tipo de emergência. Era preciso ir ao posto de saúde, marcar consulta com um urologista para que este fizesse o que teria de ser feito. Coisa pra mais de mês. 


Meu amigo está na fila de regulação que não anda. A infecção está muito à frente, quase sem chance de retrocesso. 


Saímos do PSC e pegamos um Uber para a casa dele. Ele estava tranquilo. Apesar da dor, olhava pela janela para o céu, acho que conformado por ser um numero estatístico.  


Lá perto da antiga sede da Prefeitura, num restaurante, alguns políticos e funcionários de alto escalão confraternizavam brindando o final de mais um ano: SAÚDE! 


Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.


Paulinho Freitas é sambista, compositor e escritor.



POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page