top of page

Mais de 4 mil animais já receberam implante de microchip em Niterói

Ferramenta contra o abandono armazena os dados do animal e do tutor


Foto: Douglas Macedo/Divulgação
Foto: Douglas Macedo/Divulgação

Castrar bichinhos de estimação ficou mais fácil para a população de Niterói com o projeto Castramóvel. Só em 2023, foram feitas 900 cirurgias em cães e gatos no trailer do Centro de Controle Populacional de Animais Domésticos (CCPAD), da Prefeitura de Niterói, que percorre bairros da cidade com equipe de veterinários. Os pets, além de saírem castrados, recebem um implante de microchip, no qual ficam armazenados os dados do animal e do tutor. Eles ainda ganham uma medalhinha para colocar na coleira com um QRcode, que também traz informações caso o animal se perca de seu dono. 


Um total de 4,5 mil cães e gatos já foram microchipados em Niterói desde setembro de 2022, quando teve início o programa, pelo CCPAD. O implante é feito através do Castramóvel, na própria sede do órgão, no Fonseca, e em ações periódicas em diferentes pontos da cidade. 


Em 2023, o total de bichinhos castrados em Niterói pelas equipes da prefeitura, incluindo a do Castramóvel, chega a 3,9 mil. Todas as cirurgias são realizadas através de agendamento. 



Conscientização sobre proteção


Outra forma de combater o abandono e o desaparecimento de animais é com conscientização entre crianças e adolescentes. O programa do CCPAD “Essa escola é o bicho” leva para unidades públicas e privadas a chamada educação animalista, que é um ramo dentro da educação ambiental sobre proteção e direito dos animais. Ao longo do ano, 11 escolas receberam a equipe do programa, que oferece palestras e distribui cartilhas sobre o tema. A maior atração, no entanto, é um grande jogo de tabuleiro, de 25 metros quadrados, em que os estudantes atuam como peças.

 

O órgão ainda promove campanhas de adoção, que passarão a acontecer uma vez por mês em 2024. Este ano foram mais de 200 cães e gatos adotados através do CCPAD: a última campanha foi no último dia 16 de dezembro, no Campo de São Bento. Os bichinhos são entregues aos novos tutores castrados e microchipados. 


Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.  

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page