Lira é coroado imperador do Brasil com entrega da Caixa
Por Helcio Albano
Enquanto no Oriente Médio Israel massacra os palestinos com o sinistro apoio dos EUA, aqui outros massacres reais e simbólicos nos alcançam.
O mais doloroso destes nesta semana, muito além dos ataques milicianos na zona oeste, foi a entrega, de porteira fechada, da Caixa Econômica Federal ao Arthur Lira. Sintoma de que a concertação já se deu em Brasília em torno do novo imperador das Alagoas, agora com domínio estendido para todo o país.
Triste Brasil.
Lira, com o apoio do Parlamento mais venal da história republicana, sequestrou o governo. E o aniversariante Lula, pouco ou nada pode fazer para conter a sanha de poder do centrão, comandado e instruído pelo presidente da Câmara, discípulo de Eduardo Cunha, que conseguiu superar o criador em vileza.
O governo, a essa altura, deve estar arrependido de ter enfrentado o soez pelo fim do orçamento secreto. Na política, deve-se saber que amoralidade abraçar.
O governo diverso e plural que subiu a rampa dá sinais de ter sido apenas um sonho de uma tarde de verão. O centrão (leia-se Lira), que já controlava ministérios importantes, como Comunicação e Esportes, e que dá ritmo às pautas econômicas caras ao governo no Congresso, agora vai controlar o maior banco de investimentos em infraestrutura do país, fundamental para o sucesso (ou fracasso) do PAC 3.
E o apetite do Lira é insaciável. Ele quer mais e terá mais porque o governo conjunturalmente está fraco e a espada em seu pescoço no STF foi retirada sob os auspícios semipresidencialistas do Barroso.
Haverá ainda mais choro e ranger de dentes.
Plus
O Lira é mais um alagoano a nos assombrar. O último você sabe quem foi. Ele é recheado de capivaras no estado de origem, que vai desde rachadinha quando era deputado estadual, a violência contra sua ex-mulher até enriquecimento ilícito. Ele é dado à indústria da pecuária em fazendas de propriedade obscura.
Bônus
No governo da besta, Lira e seu parceiro de negócios no Senado, Alcolumbre, se lambuzaram no orçamento secreto e montaram um verdadeiro império parlamentar nas duas casas legislativas que agora chantageiam o governo Lula, que faz o que pode para escapar das escaramuças criadas pelos dois cupinchas.
Bônus-Track
Lira tá podendo tanto, que conseguiu acabar com uma instalação de arte na Caixa que tinha ele, a Damares e o paulo Guedes na lata do lixo sobre a imagem da bandeira do Brasil, obra da artista Marilia Scarabello, linchada nas redes sociais pela direita depois do episódio.
Bônus-Track-Track
Com esse Congresso, tamo ferrados. Luiz Inácio avisou.
Siga @helcioalbano
Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.
Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.
Helcio Albano é jornalista e editor-chefe do Jornal Daki.