Lindo, emocionante e inusitado acontecimento no ensaio da Porto da Pedra
Marques de Sapucaí é para os fortes
![Foto: Oswaldo Mendes](https://static.wixstatic.com/media/037a82_b401c77eec114c5789bacb3248a0eb8d~mv2.png/v1/fill/w_980,h_1302,al_c,q_90,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/037a82_b401c77eec114c5789bacb3248a0eb8d~mv2.png)
Tenho uma tese que todos e todas deviam desfilar, no mínimo, uma vez na vida. Defender um pavilhão, uma comunidade e seus ideais.
Diferentemente com os interesses de pessoas que vão para a avenida com o intuito de filmar com celular ou acenar para a plateia, há pessoas que veem na Escola de Samba ou Bloco uma representação legal da sua imagem, de uma coletividade ou dos seus antepassados – a ancestralidade.
Ressalta-se que o Bairro do Paraíso, em São Gonçalo, já teve um dos melhores carnavais do Estado, isso contado pelos Baluartes Lambreta e do saudoso Moacyr MM.
Porto da Pedra sempre transpirou cultura, desde as antigas festas juninas, ao teatro, futebol de várzea e o famoso “Beco do Urubu”.
A Agremiação Porto da Pedra foi fundada no dia 08 de março de 1978, uma data duplamente significante e importante, história que passou de dissertação de Mestrado a livro. Já nasceu com a insígnia de “Paixão e Orgulho”
A Galeria da Velha Guarda tem nos seus pilares a função de resguardar a bandeira e seus preceitos. A bandeira é o símbolo maior de uma Agremiação.
O Baluarte e multicampeão Heraldo Farias sempre conta que o Mestre Sala era escolhido para defender a bandeira. Era o maior dançarino e altamente prestigiado por todos e assim permanece até nossos dias.
Os Griots das Agremiações, por exemplo, a Porto da Pedra, que estão em diversos segmentos da Escola de Samba, utilizam a oralidade para repassar e perpetuar seus conhecimentos, mas também na forma escrita e visualizada. Preservam a Cultura e disseminam conhecimento.
No ocidente o conhecimento é repassado através de livros, artigos, jornais, da coisa física, enquanto no Oriente, também na Mãe-África, esse mesmo conhecimento é repassado através da fala, da oralidade, da poesia, das músicas, das palestras, de geração para geração, pelos antigos e assim conhecedores das matérias: Os Griots.
Já a Porta-bandeira tem a responsabilidade de levar o símbolo maior de uma Comunidade em suas mãos. Nunca pode ser desrespeitada e tocada somente por quem é expressamente autorizado.
Homenageados sejam o Casal de Mestre Sala e Porta Bandeira da GRES Unidos do Porto da Pedra: Pietra Brum e Rodrigo França.
No último dia 02 de fevereiro, Dia de Iemanjá, também foi realizado na Marques de Sapucaí o ensaio da Porto da Pedra e fato inusitado aconteceu. No meio da evolução da Porta Bandeira o mastro da mesma veio simplesmente a quebrar.
Ela, Pietra, não deixou a bandeira cair. Fez do seu braço o mastro forte. Mostrou na avenida a força de uma jovem menina de dezesseis anos. Cena emocionante.
Nos momentos inusitados e difíceis que nascem os grandes e a Pietra e o Rodrigo agigantaram. Mostraram a força do Tigre. Apresentaram à Sapucaí e ao mundo a “Paixão e Orgulho de São Gonçalo”.
Vejam no vídeo entre os minutos 03:32 e 04:10 o acontecido e a reação do Casal e do público.
O caso da Pietra já foi reconhecido pela imprensa nacional e para tanto poderemos ler a matéria da Revista Veja Rio, datada de 03 de fevereiro de 2025, que tem como chamada: “A elegância e a força de Pietra Brum diante de um desafio inédito”.
O link da matéria é https://vejario.abril.com.br/coluna/bruno-chateaubriand/o-protagonismo-da-porta-bandeira-nas-escolas-de-samba/
No ensaio de 06 de fevereiro de 2025, na quadra do Porto da Pedra, o casal de Mestre Sala e Porta Bandeiro foi convidado a comparecer ao palco pelo Mestre de Cerimônia Palito e então todas as homenagens se fizeram aos merecedores.
Que o Mundo do Samba, na oralidade dos Griots ou nos versos e prosas daqueles Poetas que são Patrimônios Imateriais, reconheça-os, Pietra Brum e Rodrigo França, eternizando o fato.
Assim seja!
Nos siga no BlueSky AQUI.
Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.
Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.
![](https://static.wixstatic.com/media/037a82_33bbe7128b6844ae93de98d9abc64c9c~mv2.png/v1/fill/w_640,h_640,al_c,q_90,enc_auto/037a82_33bbe7128b6844ae93de98d9abc64c9c~mv2.png)
Oswaldo Mendes é Engenheiro Elétrico e de Segurança do Trabalho, com Mestrado em Sistemas de Gestão