Justiça nega pedido de absolvição de PMs que abordaram filhos de diplomatas
A Justiça do Rio negou os pedidos de rejeição da denúncia e de absolvição das defesas dos policiais militares Sergio Regattieri Fernandes Marinho e Luiz Felipe dos Santos Gomes, que abordaram filhos de diplomatas em Ipanema, na Zona Sul, em julho deste ano.
Na decisão, o juiz Guilherme Schilling Pollo Duarte, da Auditoria da Justiça Militar, alega que a prova da acusação "descreve de forma circunstanciada os fatos, o que possibilita aos acusados a ampla defesa quanto aos atos que lhes foram imputados."
Além disso, o magistrado marcou a audiência de prova e de acusação para o dia 10 de fevereiro de 2025, às 15h.
Câmeras de segurança registraram o momento em que os sargentos Sérgio e Luiz Felipe saem da viatura e apontam suas armas, de maneira truculenta, em direção aos adolescentes de 13 e 14 anos durante uma abordagem.
Os policiais mandam o grupo encostar na parede e revistam cada um. Eles só foram liberados após um deles, um adolescente branco, dizer que eles são estrangeiros, moram em Brasília e que estão no Rio a turismo.
Ao serem questionados, os adolescentes negros não entenderam as perguntas pelo fato de serem estrangeiros, filhos de diplomatas.
Os dois agentes foram acusados de racismo, pois os jovens são negros. O caso aconteceu na na Rua Prudente de Morais, por volta das 20h.
*Com informações O Dia
Nos siga no BlueSky AQUI.
Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.
Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.