Justiça manda Instagram tirar perfis falsos criados para prejudicar Rodrigo Neves
A liminar concedida pela juíza ordena que o Instagram remova imediatamente os perfis mencionados e forneça informações sobre os responsáveis pela criação das contas. Além disso, o Instagram foi notificado para apresentar sua defesa
A Justiça Eleitoral de Niterói determinou a remoção imediata de mais de 30 perfis falsos no Instagram, acusados de promover propaganda irregular e ter o potencial de prejudicar a imagem do candidato a prefeito Rodrigo Neves (PDT). A decisão foi expedida na última sexta-feira (23), pela juíza Daniela Ferro Affonso, da 199ª Zona Eleitoral, a pedido do político.
Segundo a ação, os perfis criados em nome de Rodrigo Neves na rede social não pertencem a ele nem a terceiros ligados à sua campanha. De acordo com a equipe do político, embora as postagens não sejam explicitamente “negativas ou ofensivas, a presença desses perfis poderia confundir os eleitores, levando-os a acreditar que as publicações são oficiais”, o que comprometeria a integridade do processo eleitoral.
A liminar concedida pela juíza ordena que o Instagram remova imediatamente os perfis mencionados e forneça informações sobre os responsáveis pela criação das contas. Além disso, o Instagram foi notificado para apresentar sua defesa. A decisão prevê ainda a exclusão definitiva dos perfis após o julgamento do mérito, sob pena de multa. O Ministério Público Eleitoral foi intimado para emitir um parecer sobre o caso.
— Infelizmente, esse tipo de prática criminosa, de alguns adversários, já era esperada por nós. Quem não tem trajetória, não tem realizações, entregas, propostas e nem trabalho para apresentar, e tampouco compromisso com a verdade e a democracia, faz esse tipo de coisa. Nós vamos seguir firmes com uma campanha propositiva e ao mesmo tempo buscando na Justiça para resposta a esses atos criminosos — afirmou Rodrigo Neves.
Em uma das postagens do perfil “Niterói com Axel e Rodrigo”, que tem pouco mais de 220 seguidores, os usuários usam fotos do atual prefeito de Niterói, Axel Grael, e de Rodrigo Neves com frases como “dizem que 1.000 funcionários fantasmas na Emusa não é aceitável, mas o que dizer sobre o aumento de empregos e impulso positivo para economia? Uma verdadeira vantagem para o crescimento econômico”. O post faz alusão às acusações que pesam sobre a Empresa de Moradia, Urbanização e Saneamento de Niterói, investigada por suspeita de nepotismo e pela falta de transparência na contratação de funcionários.
Nos siga no BlueSky AQUI.
Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.
Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.