top of page

Justiça decreta erradicação dos hipopótamos de Escobar; entenda

Entre as ações estão a caça e a esterilização dos animais introduzidos pelo traficante nos anos 1980

A Justiça da Colômbia determinou que os hipopótamos trazidos por Pablo Escobar devem ser eliminados. Na sexta-feira (6), o Tribunal Administrativo de Cundinamarca deu três meses para que o Ministério do Meio Ambiente crie um plano para erradicar os animais. Entre as medidas recomendadas pelos juízes estão a “caça controlada e esterilização” dos hipopótamos.


Os hipopótamos, que foram levados por Escobar para a região de Magdalena Medio, se multiplicaram descontroladamente e se tornaram um problema ambiental grave. Esses animais são considerados uma espécie invasora e têm impactado negativamente o ecossistema local, gerando preocupação entre especialistas e autoridades.


Em 2023, a ministra do Meio Ambiente, Susana Muhamad, havia anunciado um plano para controlar a população, incluindo a transferência dos animais para santuários em outros países, como México e Filipinas. No entanto, o plano não avançou, e atualmente 169 hipopótamos vivem na região. Se nenhuma ação for tomada, estima-se que esse número ultrapasse mil até 2035.


Nos siga no BlueSky AQUI.

Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page